sábado, 12 de março de 2016

salmão marinado com laranja e hortelã


Faz um tempo que preparei esta receita, mas fiquei numa preguiça injustificável para escrever o post e foi ficando. Esta foi uma das primeiras receitas que preparei do livro novo do Nigel Slater, ainda no ano passado. Fiquei bem curiosa com o resultado, e eu adoro salmão defumado, mas sei que este se parece mais com gravlax, que ainda não experimentei. Fica delicioso, comi purinho mesmo, com torradas, com salada, num sanduíche com cream cheese e rúcula e de todos os jeitos ficou bom!

um filé médio de salmão, cerca de 450g
25g açúcar
8 colheres (sopa) sal marinho
1 colher (sopa) pimenta-do-reino preta, moída
4 colheres (sopa) gim (usei saquê)
raspas de 1 limão
raspas de 1 laranja
10g folhas de hortelã
10g folha de dill (também chamado de endro)

Retire toda a pele e espinhos do peixe, seque bem com papel toalha. Numa tigela coloque o açúcar, sal, misture bem, em seguida coloque a pimenta, gim, raspas de limão e laranja, misture. Pique as folhas de hortelã e dill e coloque na tigela. Coloque o peixe sobre um prato grande e esfregue com as mãos esta mistura por todo o peixe, em todos os lados. Embrulhe o peixe num papel filme, coloque no prato e por cima do peixe mais outro prato, para formar um peso. Deixe na geladeira por no mínimo 24 horas (e não mais que 48 horas). Passado o tempo, desembrulhe o peixe, retire o excesso de sal com o auxílio de papel toalha. Com uma faca afiada vá cortando o salmão em tiras, como se fosse um carpaccio. Guarde fechado na geladeira, dura por 2 ou 3 dias.
serve: 4 a 6 porções.

Um comentário:

  1. Salmãozinho sempre é um ótima pedida. Costumo fazer esse marinado quando faço comida japonesa aqui em casa, nem todo mundo gosta dele cru. Fica ótimo. Abs.
    http://www.tudonapanela.com.br

    ResponderExcluir