16.3.16

mousse de chocolate branco com ganache


Outro dia estava cheia de vontade de comer macarrão com molho Alfredo, amo. Satisfiz minha vontade mas sobrou um tanto de creme de leite fresco sem saber direito o que fazer. Pensei em mousse, que o marido adora, e saí a cata de uma boa receita. Encontrei esta, extremamente simples de fazer, e este molhinho de ganache por cima dá um contraste muito bom ao sabor mais neutro do chocolate branco. Receita daqui.

mousse de chocolate branco com ganache
112g chocolate branco (usei gotas)
1 xícara + 6 colheres (sopa) creme de leite fresco, uso dividido
4 colheres (sopa) glucose de milho (usei karo), uso dividido
85g chocolate meio-amargo

Aqueça ¼ de xícara do creme de leite com 2 colheres de sopa de glucose, junte o chocolate branco e misture até o chocolate branco derreter, se necessário aqueça a mistura mais um pouquinho. Deixe esfriar. Bata em chantily ¾ xícara do creme de leite, formando picos médios. Misture delicadamente o chocolate derretido ao chantily, coloque o chocolate em duas etapas para facilitar, e de preferência use um fouet para misturar, pois ajuda a misturar rapidamente sem perder o volume. Coloque em 4 potinhos, cubra com papel filme e leve à geladeira por 4 horas, no mínimo. Para a ganache aqueça as 6 colheres de creme de leite com a glucose e o chocolate meio-amargo até derreter. Espere chegar à temperatura ambiente e distribua a calda entre os potinhos de mousse. Leve à geladeira.
rende: 4 porções
Fiz metade da receita da ganache, achei que ficou bom assim.

3 comments:

  1. Oi, Tati,

    Eu também venho fazendo mais as mousses que dispensam ovos crus, como esta. Mas agora que tenho visto claras pasteurizadas nos supermercados, acho que vou voltar às velhas (e boas!) receitas, rsrs. A imagem desta sobremesa é bonita e convidativa.
    Ah, quanto à receita do bolo que publiquei, ela é originalmente feita sem o café, que é acréscimo meu. Se for fazê-la, siga a receita original à risca, e não a que publiquei, que já é uma adaptação, para o uso de chocolate em pó com 50% de cacau.

    Um beijo e boa noite, girl.

    ReplyDelete
  2. Humm Tatiane, adorei essa sugestão, ótima para Páscoa e tbm fiquei curiosa sobre o macarrão, rs
    Ótimo final de semana.

    ReplyDelete
  3. Apesar de o chocolate branco não ser o meu preferido, adoro mousse com ele! Fica super cremosa e docinha. E com essa ganache ficou perfeito, comia já.
    Um beijinho.

    ReplyDelete