quinta-feira, 24 de março de 2016

granola com azeite e melado


Até ontem - dia que preparei a receita de hoje - minha granola preferida sempre foi esta com ovomaltine. Mas parece que o jogo virou, e estou seriamente viciada nesta granola que trago hoje. Fiz mais pela curiosidade de ter azeite de oliva e porque o livro da onde saiu a receita tem me rendido ótimas surpresas, porém, aqui minhas expectativas foram superadas com louvor. A mistura de azeite com melado (na original pede maple syrup, só que meu orçamento não permite mais esses luxos) resulta em algo muito especial, parece até um pé-de-moleque, algo doce e suave ao mesmo tempo. Enfim, não percam tempo, façam esta receita e preparem-se para dizer adeus àquela granola horrível que vende pronta. Receita um pouco adaptada daqui.

3 xícaras aveia em flocos
1 xícara sementes de abóbora
1 xícara sementes de girassol
1 xícara coco em flocos
1¼ xícara amêndoas, grosseiramente picadas
¾ xícara melado de cana
½ xícara azeite
½ xícara açúcar mascavo escuro, aperte na xícara para medir
½ xícara blueberry seca
sal

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Numa tigela coloque a aveia, sementes de abóbora e girassol, coco, amêndoas e misture. Junte o melado, azeite e açúcar, misture bem, até envolver todos os ingredentes. Coloque numa assadeira forrada com papel manteiga e distribua bem a mistura. Leve ao forno por 45 minutos, aproximadamente. A cada 10 minutos remexa toda a granola para assar uniformemente. Nos dez minutos finais adicione a blueberry. Deixe esfriar e guarde em pote hermético.

2 comentários:

  1. Tatiane, vou ser bem sincera, fiquei "vivendo" de vontade de provar, mas uso aparelho corretivo nos dentes (meu dentista sempre diz que está perto de tirar, aff) e algumas comidas me enlouquecem quase literalmente ao provar e todo prazer da degustação vai embora.Fica a promessa de vir te contar qdo testá-la na minha cozinha, espero que seja em breve.
    Bj pra vc e o desejo de uma Feliz Páscoa com a família!

    ResponderExcluir
  2. Tati, adoro granola!
    E para mim há sempre motico para experimentar mais uma receita.
    Esta parece-me maravilha com o melaço, o azeite e os mirtilos secos.
    Ver se faço, beijinhos.

    ResponderExcluir