quinta-feira, 10 de março de 2016

cobbler de carne moída


De vez em quando me sinto inspirada para preparar algo um pouquinho mais elabarado para o jantar durante a semana, demora mais tempo para ficar pronto do que minhas refeições regulares, mas por outro lado é garantia que terei sobras para os próximos dias, daí é só alegria e esforço zero na cozinha. A receita veio de um livro ótimo, o Mincespiration!, já fiz várias receitas deliciosas dele, comprei meio por curiosidade e só tem coisa boa, aqui adaptei algumas coisinhas, de acordo com o que não tinha na lista de ingredientes e com o que tinha em casa :)

2 colheres (sopa) azeite
500g carne moída
50g pancetta (usei bacon)
1 cebola, picadinha
100g de cogumelos pequenos (usei de tamanho "normal" e fatiei)
2 cenouras, picadas em cubinhos
1 colher (sopa) folhas de tomilho fresco (usei 1 colher de chá do seco)
2 dentes de alho, esmagados
150ml vinho tinto
300ml caldo de carne
200ml passata
1 colher (sopa) molho inglês
sal e pimenta-do-reino

topo:
120g farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
50g manteiga, picada
1 colher (sopa) folhas de tomilho fresco (usei 1 colher de chá do seco)
pitada de sal
1 ovo batido
½ colher (chá) wasabi em pasta
3-4 colheres (sopa) leite

Para o recheio, numa panela grande aqueça 1 colher de sopa do azeite e coloque a carne moída, mexa constantemente até ficar dourada. Retire a carne da panela. Coloque o azeite restante e refogue o bacon, quando dourar coloque a cebola, cogumelo, cenoura, tomilho e alho, misture bem e deixe cozinhar por uns 7-8 minutos. Coloque o vinho e cozinhe até o líquido reduzir a metade, em seguida colouqe o caldo de carne, passata, molho inglês e retorne a carne para a panela. Tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 20 minutos.
Enquanto isso prepare o biscoito do topo. Misture a farinha, fermento e bicarbonato, coloque a manteiga gelada e picada, e misture até formar uma farofinha. Coloque o sal, ovo (eu guardei 1 colher de chá do ovo para pincelar depois) e wasabi, misture bem. Junte o leite, colher a colher, até fomar uma massa grudenta. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coloque a mistura de carne num refratário de 33x23cm, por cima coloque colheradas da massa, evitando que fiquem muito juntas, pois quando assar a massa vai se espalhar. Pincele a massa com o restinho do ovo batido e leve ao forno por cerca de 35min, ou até dourar.


4 comentários:

  1. Adorei, um cobbler salgado, e perfeito para saborear nas noites que por cá ainda são frias.
    Deve ser delicioso! Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o q ė passada?

    ResponderExcluir
  3. Não sei o q é passada. ....por favor pode me explicar ou dar um substituto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neide. Passata é uma polpa de tomate, já batida sem pele e sem sementes. Vende em alguns mercados junto com os molhos, em garrafas. Se você não quiser, ou não encontrar, pode fazer em casa batendo no liquidificador os tomates frescos ;)

      Excluir