quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

blondies de laranja e damasco



O sábado de carnaval não foi dos mais animados, passei o dia com enxaqueca no quarto escuro com ventilador ligado, e à noite finalmente melhorei, fiquei folheando um livro novo e fazendo crescer minha lista de receitas para experimentar, daí deu o comichão de ir para a cozinha. Olhando minha lista vi a receita desses blondies e fato raro: tinha todos os ingredientes em casa. Corri pra fazer os blondies, experimentei ainda morno, quase de madrugada, mas ficaram ainda melhores no dia seguinte. Receita daqui.

½ xícara damasco seco, picadinho
2 colheres (sopa) Cointreau (ou outro licor de laranja) 
1 colher (sopa) suco de laranja
1 colher (sopa) raspas de laranja
1 colher (chá) suco de limão
1 colher (chá) raspas de limão
2 colheres (sopa) manteiga
56g cream cheese
112g chocolate branco, picadinho
1 xícara farinha de trigo peneirada (peneire, depois meça)
pitada de sal
½ colher (chá) gengibre em pó
2 ovos grandes, temperatura ambiente
⅔ xícara açúcar
112g chocolate branco, em gotas, ou picado grosseiramente
glacê*:
⅔ xícara açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) Cointreau
3 colheres (chá) suco de laranja

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Para os blondies, unte uma assadeira quadrada de 23 cm (usei uma de 20cm e deu perfeitamente), forre com duas folhas de papel alumínio, deixando um espaço para fora, a fim de formar alças. Numa tigelinha coloque o damasco picado, o licor, raspas e sucos da laranja e limão, reserve. Numa segunda tigela coloque a manteiga e cream cheese e leve ao microondas para derreter (se quiser use uma panelinha e faça no fogão), assim que derreter coloque o chocolate branco e mexa bem, deixe por 5 minutos e mexa novamente até todo o chocolate derreter, deixe esfriar. Em outra tigela coloque a farinha peneirada, sal e gengibre, misture. E finalmente em uma tigela grande coloque os ovos e açúcar, bata por 1 minuto, até ficar esbranquiçado. Junte a mistura de manteiga derretida e mexa bem, em seguda coloque o damasco macerado e o chocolate picado, por fim adicione a farinha e mexa para incorporar. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por 25 minutos, ou até que um palito saia seco quando inserido no centro da forma.
Para o glacê misture todos os ingredientes. Adicione mais líquido, se necessário, até ficar uma mistura com a consistência de pasta.
*fiz metade desta quantidade de glacê.

3 comentários:

  1. Nunca fiz blondies, gostei dos ingredientes e o aspecto diz-me que ficaram uma delicia

    ResponderExcluir
  2. Tatiane, sou fã de blondie e essa combinação me agradou muito, levo a receita.
    Ótima sexta feira.

    ResponderExcluir
  3. Tati,

    Acho muito bom ter o impulso de fazer uma receita e encontrar os ingredientes logo à mão, rsrs. Por falar em mão, que mãozinha fofa a da Clarinha! rsrs.
    A receita destas blondies - tá na cara - é muito boa: laranja, damasco, chocolate branco... huum.

    Beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir