quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

pão com tomate seco e pesto


Estava com vontade de preparar um pão que fosse um pouco diferente desses que estou habituada a fazer, mas não sabia o que queria, na verdade a palavra pesto me veio à cabeça e comecei a procurar desprentesiosamente algo que combinasse pão e pesto e encontrei essa belezinha com o bônus de ter tomate seco. Tinha tomate  seco em casa por causa de um patê que pretendia fazer, e tinha certeza que por este pão o patê podia esperar mais um pouco. Uma grata surpresa esta receita, o pão se mantém macio por vários dias e ainda rende bons croutons para saladas. Daqui

pão:
1 colher (sopa) fermento biológico seco (um envelope de 10g)
¾ xícara água morna
½ xícara leite
1 ovo grande
½ xícara tomate seco, picado
½ xícara pesto (receita abaixo)
½ colher (chá) sal
1 xícara farinha de trigo integral
2 ½ a 3 xícaras farinha de trigo branca
½ xícara queijo parmesão

Misture o fermento e a água, espere dissolver. Coloque o leite, ovo e misture bem, em seguida coloque o tomate seco, pesto, sal e farinha integral e misture. Adicione 2 ½ xícara de farinha de trigo, mexa para incorporar. Deixe descansar por 10 minutos para a farinha absorver o líquido, agora sove a massa por 8-10 minutos colocando a ½ xícara de farinha restante se necessário - não coloque mais farinha, pois o pão poderá ficar duro. Coloque a massa numa tigela, cubra e deixe num local morno e sem ventilação por 1 hora. Passado o tempo, coloque a massa numa superfície enfarihada e divida em 12 partes, formando uma bola com cada uma delas. Coloque as bolinhas numa assadeira untada retangular (23x30cm), cubra e deixe fermentar mais uma vez por 30-40 minutos. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Antes de colocar a massa no forno rale parmesão por cima. Asse por 18-20 minutos.
rende: 12 pães.

pesto:
5 xícaras folhas de manjericão
½ xícara pinoles, ou outra castanha (usei castanha-do-caju)
½ xícara queijo parmesão ralado
1-2 dentes de alho
¼ colher (chá) sal
¼-½ xícara azeite

Bata no processador metade do manjericão, castanha, queijo e alho, até formar uma pasta. Coloque a outra metade do manjericão. Por fim junte o azeite, aos poucos, com o processador ligado.
rende: 1 xícara.

6 comentários:

  1. Amei a receita! Adoro tomate seco e molho pesto, esse pão deve ficar tudo de bom! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Amei a receita! Adoro tomate seco e molho pesto, esse pão deve ficar tudo de bom! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ja fiz pão com tomate seco e adorei
    Este parece-me bem delicioso

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo seu pão Tati!!! Bem diferente essa receita, eu sempre tenho tomate seco em casa para colocar em saladas, qualquer dia desses vou fazer aqui em casa!!! AH!!! Obrigada pela dica, eu não tinha o melado e não tive tempo de ir comprar (teria que ir a um mercado longe de casa) então resolvi fazer sem, mas gostei de saber que esse detalhe traz umidade aos bolinhos, essa receita fez sucesso no meu trabalho, a próxima farei a receita completa!!! Bjks

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo esse pão!
    Imagino o cheirinho, coisa boa :)
    Uma vez fiz um pão inventado, com pesto e juntei uma mistura de farinhas muito fortes (quinoa me lembro, do resto não) e não correu da melhor forma, mas fiquei com vontade de fazer esse!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Tatiane, adoro esse tipo de pão, acho sensacional e sua receita está me convidando a usar uns tomates secos que fiz antes que os perca!
    Ótimo domingo!!

    ResponderExcluir