quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

pão com tomate seco e pesto


Estava com vontade de preparar um pão que fosse um pouco diferente desses que estou habituada a fazer, mas não sabia o que queria, na verdade a palavra pesto me veio à cabeça e comecei a procurar desprentesiosamente algo que combinasse pão e pesto e encontrei essa belezinha com o bônus de ter tomate seco. Tinha tomate  seco em casa por causa de um patê que pretendia fazer, e tinha certeza que por este pão o patê podia esperar mais um pouco. Uma grata surpresa esta receita, o pão se mantém macio por vários dias e ainda rende bons croutons para saladas. Daqui

pão:
1 colher (sopa) fermento biológico seco (um envelope de 10g)
¾ xícara água morna
½ xícara leite
1 ovo grande
½ xícara tomate seco, picado
½ xícara pesto (receita abaixo)
½ colher (chá) sal
1 xícara farinha de trigo integral
2 ½ a 3 xícaras farinha de trigo branca
½ xícara queijo parmesão

Misture o fermento e a água, espere dissolver. Coloque o leite, ovo e misture bem, em seguida coloque o tomate seco, pesto, sal e farinha integral e misture. Adicione 2 ½ xícara de farinha de trigo, mexa para incorporar. Deixe descansar por 10 minutos para a farinha absorver o líquido, agora sove a massa por 8-10 minutos colocando a ½ xícara de farinha restante se necessário - não coloque mais farinha, pois o pão poderá ficar duro. Coloque a massa numa tigela, cubra e deixe num local morno e sem ventilação por 1 hora. Passado o tempo, coloque a massa numa superfície enfarihada e divida em 12 partes, formando uma bola com cada uma delas. Coloque as bolinhas numa assadeira untada retangular (23x30cm), cubra e deixe fermentar mais uma vez por 30-40 minutos. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Antes de colocar a massa no forno rale parmesão por cima. Asse por 18-20 minutos.
rende: 12 pães.

pesto:
5 xícaras folhas de manjericão
½ xícara pinoles, ou outra castanha (usei castanha-do-caju)
½ xícara queijo parmesão ralado
1-2 dentes de alho
¼ colher (chá) sal
¼-½ xícara azeite

Bata no processador metade do manjericão, castanha, queijo e alho, até formar uma pasta. Coloque a outra metade do manjericão. Por fim junte o azeite, aos poucos, com o processador ligado.
rende: 1 xícara.