segunda-feira, 12 de outubro de 2015

marshmallows de baunilha


Marshmallow caseiro sempre ficou na lista de coisas que eu desejava fazer, mas achava meio improvável (assim como fazer macarons, tentei uma vez, obviamente falhei e desisti por puro desinteresse) fazer acontecer. Aí encontrei uma marca importada que compro de vez em quando para ver boiar no meu chocolate quente, além disso, minha sogra sempre tem um pacote do doce para a Clara, e tudo isso despertou meu interesse em fazer em casa. Só não sabia que a massa que sai da batedeira parece mais um enooorme chiclete do que uma maria-mole (ou eu que bati demais, vai saber), apanhei pra conseguir tirar tudo da tigela da batedeira e alisar uniformemente na assadeira. Confesso que fiquei descrente do resultado, mas na hora que estava fatiando experimentei um pedaço e tinha sabor de infância, dos tempos de comer doce com prazer, sem culpa. Marshamallow na mão é ser criança, e hoje no dia das crianças, deixo vocês com a receita desse maravailhoso doce. Receita daqui.

1 xícara água gelada
3 colheres (sopa) gelatina em pó, sem sabor
2 xícaras açúcar granulado
¾ xícara glucose de milho clara
pitada de sal
2 colheres (sopa) baunilha
açúcar de confeiteiro + maisena
 
Na tigela da batedeira coloque ½ xícara de água e a gelatina, deixe hidratar por45-60min. Numa panela coloque a água restante, açúcar, glucose e sal, leve ao fogo e mexa de vez em quando até o açúcar dissolver, depois não mexa mais, deixe a calda em fogo alto até atingir a temperatura de 117ºC, use um termômetro culinário, em seguida retire do fogo e coloque na tigela da batedeira, comece em velocidade baixa para incorporar a gelatina, depois aumente a velocidade e bata até a mistura amornar e ficar branca, cerca de 15 minutos. Espalhe generosamente a misura de açúcar de confeiteiro e maisena em uma assadeira retangular de 23-30cm, quando o marshmallow estiver pronto coloque na assadeira e nivele com uma espátula (eu achei mais fácil fazer com as costas de uma colher molhada com água), espalhe mais do açúcar de confeiteiro. Deixe descansar por 8-12horas, descoberto e em temperatura ambiente. Corte com uma faca untada com óleo e cubra cada pedaço com mistura de maisena. Guarde em pote hermético por até 2 semanas.

5 comentários:

  1. É uma das receitas que quero fazer :)
    Que gulosos e lindos, é tão bom quando a comida nos consegue trazer lembranças de momentos lindos.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Tatiane, tbm tenho receitas que parece improvável preparar na minha cozinha, macarons com certeza é um deles, marshmallows...existe esperança! rs
    Ficaram bem bonitos e sobre um chocolate quente, humm...delícia!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Tati que legal!!! Nunca imaginei essa receita, são poucos ingredientes e não me pareceu ser dificil de fazer!!! Sabe que uma amiga me contou que trm uma doceria na Oscar Freire que vende o quite para fazer macarrons, a farinha de amendoas e os outros ingredientes, fiquei imaginando o valor!!! :(

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tati,

    Tive uma fase de fazer marshmallow com frequência, mas um dia enjoei e nunca mais fiz. Aconteceu o mesmo com a maria-mole, cujo preparo é semelhante, rsrs. Os seus ficaram bonitos!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. eu amo o título desse livro. <3

    ResponderExcluir