quinta-feira, 15 de outubro de 2015

barrinhas de limão siciliano


Com o calor surgiu uma vontade de comer barrinhas de limão. Aqui no blog tem mais duas receitas, mas eu queria testar algo diferente. Recorri ao bom e amado eat your books e encontrei esta receita da Alice Medrich que além de um recheio bem azedinho, propõe uma massa mais leve, sem tanta manteiga, além de levar um pouco de fubá na composição. Adorei a ideia fui pra cozinha. Super simples de preparar e delicioso :)

massa: 
⅔ xícara farinha de trigo
¼ xícara fubá
pitada de sal
1/8 colher (chá) bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) manteiga, amolecida
xícara açúcar
1 gema
1 colher (sopa) iogurte natural
¼ colher (chá) baunilha

recheio:
⅔ xícara açúcar
2 ovos
1 clara
raspas de 1 limão siciliano
½ xícara sumo de limão siciliano
¼ xícara farinha de trigo

Unte ligeiramente uma forma quadrada de 20cm e cubra com papel alumínio, reserve. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela pequena misture a farinha, fubá, sa e bicarbonato. Na batedeira coloque a manteiga e bata até ficar cremoso, adicione o açúcar e bata por mais 1 min. Então junte a gema, iogurte e baunilha. Por fim coloque a mistura de farinha e bata em velocidade baixa somente para juntar todos os ingredientes. Coloque a massa na forma preparada e espalhe por toda a forma (eu fiz num dia de calor e massa grudou muito nos dedos, molhei os dedos na água e a massa ficou bem mais fácil de ser espalhada). Leve ao forno por 20-25min, ou até ficar bem douradinho. 
Enquanto a massa está no forno prepare o recheio: numa tigela bata o açúcar e ovos, mais clara. Coloque a raspa de limão, misture, em seguida coloque o suco e a farinha, um por vez.
Assim que a massa assar, diminua a temperatura do forno para 160ºC, despeje a mistura sobre a massa e leve novamente ao forno por 15-20min ou até a cobertura parecer seca, mas ainda meio balançante quando mexer na forma.
Espere esfriar completamente antes de cortar e desenformar. Se quiser polvilhe açúcar de confeiteiro por cima. 
Sirva gelado ou em temperatura ambiente.