4.8.15

pão de cenoura com sementes de abóbora (soda bread)


Finalmente voltei para o blog, fiquei meio sem tempo por causa das férias da Clara - simplesmente não consigo ligar o computador sem que ela venha mexer nas teclas, e à noite, quando ela dorme estou tão cansada que prefiro descansar com um livro do que olhar para telas luminosas, como a TV ou o computador, ou o celular... Também ando com preguiça da vida on line, redes sociais. Adoro o Pinterest, não uso por falta de tempo e no Instagram estou sempre por lá. Mas por que todo mundo virou tão mala na internet, especialmente no Facebook? Quanta gente chata e sem educação escrevendo o que dá na telha sem se importar se vai ofender alguém, aquelas "polêmicas" bobas, com opiniões mais bobas ainda. Gosto de pouquíssimos grupos que tem lá, por isso não deleto minha conta, mas já desisti de postar e comentar assuntos mais "sérios", fico só no campo das banalidades pra evitar ser xingada pela gentalha.
Bom, vou parar de falar sobre chatices e vamos falar de coisa boa? Tipo este pão, é aquele sem sova, feito com bicarbonato de sódio, muito simples, muito fácil. O meu ficou feio porque quis estrear minha pedra de forno e cometi o erro básico de não destravar a grelha do forno, aí na hora de colocar a massa na pedra praticamente joguei a massa, por isso ficou meio achatado, mas o resultado com a pedra me agradou bastante, ficou uma casquinha bem crocante e o interior ficou macio e croc-croc com as sementes de abóbora. De mais um livro vegetariano.

1 xícara + 2 colheres (sopa) - 175g farinha de trigo refinada
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 175g farinha de trigo integral
xícara - 50g sementes de abóbora
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) sal
pimenta-do-reino preta, moída na hora
200ml iogurte natural
2 cenouras raladas
azeite

Numa tigela grande misture as farinhas, semente de abóbora, bicarbonato, sal e pimenta. Em outra tigela misture o iogurte e mais 200ml de água gelada. Na tigela grande coloque as cenouras raladas aos poucos, mexendo a cada adição, em seguida coloque a mistura de iogurte, coloque aos poucos também, eu não precisei usar todo o líquido, pois a massa ficou grudenta. Numa superfície enfarinhada coloque a massa e faça uma bola, coloque sobre uma assadeira untada com azeite e salpique mais farinha por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 40-45min, ou até ouvir um som oco quando bater com os dedos embaixo do pão. Deixe esfriar e embrulhe num pano de prato.