sexta-feira, 7 de agosto de 2015

almondêgas de frango


Almondêga é meu jeito preferido de comer carne, dá pra variar na carne, nos temperos, nos acompanhamentos, fazer frita, assada, como prato principal, petisco, etc. Esta de frango é freguesa aqui em casa, gosto de comer com polenta e molho de tomate - esforço zero para a mastigação, né? Fica bem temperadinha e eu sou super comedida quando o assunto é pimenta - fico com inveja daquele povo que acha dedo-de-moça uma pimenta fraca, que joga metade de Sriracha num sanduíche como se fosse ketchup, que corta pimenta na faca sem queimar os dedos... vejo bandejinhas sortidas delas pra vender, olho com admiração para seus adoráveis formatos, cores e deixo pra lá, não sou o tipo de pessoa-pimenta, é a vida. Então, apesar desta receita pedir uma pimenta inteira, eu coloquei somente uns pedacinhos (tenho um pote da dedo-de-moça picada e congelada no freezer, dura bastante) e já estava bom. Daqui.

3 colheres (sopa) azeite
1 cebola, pequena
2 dentes de alho, esmagados
½ colher (chá) coentro em pó
1 pimenta dedo-de-moça, picada finamente (eu uso bem menos que isso)
500g carne de frango moída (uso peito)
3 colheres (sopa) migalhas de pão fresco (uso o pão de forma)
50g pancetta, picadinha
2 colhres (sopa) salsinha, picada
sal

Aqueça o azeite numa panela, coloque a cebola e alho e refogue por uns 5 minutos, ou até a cebola ficar macia. Adicione o coentro, pimenta e cozinhe por mais 1 minuto, retire do fogo e reserve até esfriar. Numa tigela coloque o frango, pão, pancetta, salsinha e sal, junte a cebola refogada e misture bem com as mãos. Leve à geladeira por 30 minutos. Molhe suas mãos com água e faça bolinhas com a mistura de frango. Asse as almôndegas no forno por 15-20 minutos, virando para deixar douradinha.

2 comentários:

  1. Adorei Tatiane, nunca fiz almôndega de frango, mas quero provar, seu molho está bem suculento, delícia e qto a pimenta, vou colocar mais que um pedacinho no meu! rs
    Bj e ótimo fds

    ResponderExcluir
  2. Adoro almôndegas de frango. Ficam bem suculentas e saborosas, se bem temperadinhas. Faz tempo que não as preparo. Vou testar sua receita, Tatiane. Abração!!!

    ResponderExcluir