quarta-feira, 12 de agosto de 2015

bolo de chocolate - simples, rápido e sem lactose


Queria um bolo de chocolate bem rápido e bem simples, daqueles que a gente nem precisa esperar a manteiga amolecer (com esse calor horroroso fora de época em SP, não precisa de muito tempo pra manteiga derreter). Desses bolos que só precisa sujar uma tigela, bate um pouquinho na mão e já manda pro forno. Olhei alguns livros e este me chamou a atenção pela praticidade. Fica esse lindo tom avermelhado pela adição do vinagre, mas é preciso usar o cacau natural - é mais comum para encontrar - e não o alcalinizado. Esta foi a última fatia que consegui salvar para a foto, antes do bolo ser completamente devorado. Receita daqui.

1½ xícara farinha de trigo
xícara cacau em pó
1 xícara açúcar
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
pitada de sal
5 colheres (sopa) óleo de milho (usei de girassol)
1 colher (sopa) vinagre de maçã
1 xícara água gelada

Pré-aqueça o forno a 180C, unte e enfarinhe uma forma redonda de 20cm. Numa tigela grande misture a farinha, cacau, açúcar, bicarbonato e sal. Em outra tigela misture óleo, vinagre e água, adicione esta mistura à tigela com os ingredientes secos e mexa até que não haja mais nenhum carocinho na massa. Coloque na forma preparada e leve ao forno por 30-35min, ou até que um palito saia seco. Deseforme e espere esfriar, polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Para a cobertura fiz uma calda de improviso com 1 xícara de café (50ml) água e mais outra de leite de soja, 2 colheres (sopa) açúcar, 1 colher (sopa) bem cheia de chocolate em pó e 2 colheres (sopa) de óleo, coloquei numa leiteira e levei para o fogo, mexendo de vez em quando, até engrossar, despeje ainda quente e com o bolo morno.