quarta-feira, 10 de junho de 2015

molho barbecue e pasta de harissa - post 2 em 1


Fiz estes dois temperos algumas semanas atrás e achei que seria interessante uma postagem com os dois. Já fiz alguns molhos barbecue e sempre detestei o resultado, é que o marido sempre pedia para eu fazer aquela costela de porco com barbecue (Outback, você é um chato!). Desta receita gostei bastante, é mais simples e saborosa, apenas exagerei na pimenta (ou eu que sou fraca).  Fiz para acompanhar pulled pork, é tipo uma carne louca de porco, muito boa, por sinal. O molho dura por 4 dias na geladeira. Deste livro.
Já a harissa é um tempero que conheci há pouco tempo e adorei, comprei um vidrinho dele em pó e usava bastante... até que o tempero ficou bichado (aqueles gorgulhos), eu fiquei brava porque ainda estava dentro do prazo de validade. Mas para a minha alegria achei sem querer a receita da pasta de harissa neste livro. Também usei pimenta malagueta seca, a receita pede pimenta vermelha seca, e não sabia que tinha taaaantas sementes dentro, tentei tirar o maior número que consegui - para não ficar muito ardido - mas ainda sobraram muitas. Rende uma quantidade pequena de tempero e dura um mês na geladeira, além de ser muito mais barata que o tempero pronto :)

barbecue
1 colher (sopa) óleo vegetal
½ xícara cebola picadinha
2 dentes de alho
½ xícara vinagre de maçã
½ xícara molho inglês
1 colher (sopa) mostarda em pó
1 colher (sopa) açúcar mascavo
1 colher (sopa) páprica
1 colher (chá) sal
1 colher (chá) pimenta caiena em pó (essa pimenta é muito forte, cuidado!)
1 xícara ketchup

Numa panela coloque o óleo e cebola, deixe refogar até a cebola murchar. Em seguida coloque o alho amassado e deixe uns 30 segundos, só para soltar os aromas. Adicione o vinagre, molho inglês, mostarda, açúcar, páprica, sal, pimenta e ketchup, misture bem e deixe uns 15min em fogo baixo, até engrossar o molho, mexa de vez em quando para não queimar.



harissa: 
25g pimenta vermelha seca (usei malagueta)
1 colher (chá) cominho em pó
2 colheres (chá) alcaravia (kümmel), moída
2 colheres (chá) semente de coentro, moída
2 dentes de alho, picadinhos
pitada de sal
5 colheres (sopa) azeite

Coloque as pimentas em água fervente e deixe por 1 hora. Retire, drene e pique bem fininho. Num pilão coloque a pimenta, alho e especiarias. Vá misturando, coloque metade do azeite, até formar uma pasta. Coloque num potinho e despeje o azeite restante. Guarde em geladeira por até 1 mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário