18.6.15

cheesecake, new york style


Sempre faço este cheesecake quando meu sobrinho vem para SP e nos encontramos (por isso a fotinho tirada no improviso). Um dia ele me contou que na prova de inglês da escola, uma das questões era nomear uma sobremesa americana/inglesa, ele respondeu cheesecake e a professora disse que não existia. Fiquei indignada com a professora mal informada!
Bom, eu sempre repito esta mesma receita, até comprei uma forma de aro removível com aquela trava para o prato. Eu uso uma assadeira de 21cm e adaptei as medidas da receita original e dá a medida certinha. Receita adaptada daqui.

100g biscoito maisena, triturado
4 colheres (sopa) manteiga derretida

800g crem cheese, temperatura ambiente
1 xícara açúcar
3 ovos
1 gema
1 colher (sopa rasa) farinha de trigo
1 colher (sopa) suco de limão
1 colher (chá) baunilha

calda de morangos, ou outra de sua preferência

Numa tigela misture o biscoito e misture a manteiga derretida, deverá ficar uma farofinha úmida, coloque numa forma de aro removível de 21cm, aperte com as mãos e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar levemente. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Na batedeira coloque o cream cheese a bata até ficar uma mistura fofa, adicione o açúcar aos poucos até ser completamente incorporado. Em seguida coloque os ovos, um a um, batendo bem após cada adição, e a gema. Junte a farinha, limão e baunilha. Não esqueça de raspar, além das laterais, o fundo da tigela da batedeira, sempre fica um pouco de cream cheese puro no fundo.
Antes de colocar a mistura, prepare a forma, use 3 ou 4 camadas de papel alumínio sob a forma, a fim de proteger o fundo e as laterais da forma, coloque numa assadeira alta. Despeje a mistura, coloque na grade do meio do forno, e com cuidado despeje água na assadeira (até a metade) para assar em banho-maria. Asse em forno pré-aquecido a 160ºC, se não tiver termômetro, coloque o forno no mínimo e deixe entre-aberto usando o cabo de uma colher de pau. Asse por 1h30 aproximadamente, ou até o centro da forma parecer seco e balançar levemente no meio - vai parecer que não está pronto. Deixe esfriar até a temperatura ambiente, depois cubra e leve à geladeira por uma noite. Antes de desenformar passe uma faca sem ponta por toda a volta da forma e então desenforme.

5 comments:

  1. Gosto muito de cheescake, o sabor suave do cream cheese com a calda de morangos formam uma combinação deliciosa!Só a professora que não sabe!rs
    Ótima sexta-feira pra vc, bj

    ReplyDelete
  2. Eu adoro cheesecake, e fresco é que sabe tão bem.
    Ficou lindo este e super guloso, essa calda de morangos fica tão bem nele, que bom.

    beijinhos

    ReplyDelete
  3. Eu adoro cheesecake, e o NY style é um favorito, com morangos então :) perfeito!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  4. Adoro cheesecake e, também fiquei indignada com a professora do seu sobrinho!
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ReplyDelete
  5. Minha sobremesa favorita! E o NY Style é o melhor de todos hehe.

    Parece mto bom, e me fez lembrar de que faz meses que não como nem uma fatia se quer. =(

    ReplyDelete