quinta-feira, 25 de junho de 2015

bolo de iogurte com tangerina


Estava de olho na receita desse bolo há muito tempo, praticamente desde que o livro chegou, mas aí esquecia, não tinha os ingredientes e outras desculpas. Aí estava naquelas de usar logo ingredientes antes que estragassem, iogurte perto do vencimento, as mexeriquinhas azedas e concentradas estavam murchando... e decidi fazer o bolo durante uma tarde em que a Clara tirava sua soneca. Na receita original é um bolo de limão, só aumentei a quantidade de suco. Ficou bem fofinho e a calda da cobertura formou um crocante na casquinha do bolo... saudade!
Receita daqui.

¾ xícara óleo (usei de girassol)
2 ovos
1 colher (sopa) raspas de tangerina
6 colheres (sopa) suco de tangerina
280g iogurte natural (1½ potes daquele de 170g)
1 ¾ xícara açúcar
2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio

calda:
80g açúcar
60ml suco de tangerina.

Numa tigela grande coloque o óleo, ovos, raspas, suco, iogurte e açúcar, misture bem com um fouet. Misture a farinha, fermento e bicarbonato e peneire. Adicione à tigela e mexa até ficar homogêneo. Coloque numa forma de buraco no meio de 24 cm. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 35min ou até um palito sair seco. Para a calda basta misturar os ingredientes e verter sobre o bolo ainda quente - mas não aquele quente de logo que saiu do forno, porque aí o bolo não vai desenformar.

4 comentários:

  1. bolinho assim simples com um belo toque e delicioso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tati,

    Este bolo deve ficar muito saboroso, vim correndo ver se dava pra fazê-lo hoje, porque estou na mesma situação com relação ao iogurte e às tangerinas, mas, infelizmente, só tenho um potinho de iogurte, rsrs.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro bolo de iogurte, a textura fica maravilhosa, meu post de amanhã será mais uma variação da receita básica! Estou levando sua sugestão para provar em breve, iogurte e um cítrico formam uma combinação simples e divina, a cor está linda!
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa receita da Donna. Costumo fazer com limão, mas próximo inverno me aventuro com a tangerina, adoro o sabor. Ficou tão fofo.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir