segunda-feira, 11 de maio de 2015

pão de centeio com cerveja e aveia


Meses atrás fiz um pão de cerveja semi-integral do Paul Hollywood e não gostei muito do resultado, ficou seco demais e edureceu cedo demais, mas aí tinha outra garrafa de cerveja (eu não gosto de cerveja) e decidi dar mais uma chance ao Paul, fiz outro pão com cerveja, desta vez me pareceu mais promissor por ser de centeio - que eu adoro. O resultado é um pão bem denso - farinha de centeio é de baixo glúten - com um sabor marcante, por isso a sugestão de comê-lo com recheios também de sabor forte foi muito boa, meu preferido foi blue cheese (como na foto) com fatias de gengibre em conserva, daquelas de restaurante japonês que eu amo. Receita aqui.

150g farinha de trigo
350g farinha de centeio
10g sal
10g fermento biológico seco
50ml melado de cana
150ml cerveja ale - usei Spitfire
140ml água

topo:
100ml cerveja
100g farinha de centeio
pitada de açúcar
punhado de aveia em flocos graúdos

Numa tigela grande misture o trigo, centeio, sal e fermento, adicione o melado. Em seguida coloque 100ml da água e 150ml da cerveja, misture até a massa se desprender da tigela, se necessário adicione mais água. Verta a massa sobre a bancada e sove por 5-10min, ou até a massa ficar macia. Coloque de volta na tigela untada com óleo, cubra com papel filme e um pano, deixe fermentar por 2h. Passado o tempo, volte a massa para a bancada, dê um formato de bola à massa. Eu coloquei a massa numa forma redonda de 20cm untada. Prepare o topo, misturando a cerveja, centeio e açúcar até formar uma pasta, espalhe sobre a massa e por fim, salpique a aveia. Deixe fermentar por mais 1h30. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 220ºC. Leve a massa ao forno por 25min, logo depois abaixe a temperatura para 200ºC e asse por mais 6-10min. Para ter certeza que está assado, bata com os dedos embaixo da forma, se produzir um som oco o pão está assado (eu uso um pano para proteger meus dedos). Deixe esfriar numa gradinha.

4 comentários:

  1. Hoje estamos em sintonia pois também tenho pão de centeio com cerveja.
    Este ficou lindo , gostei muito parte de cima com aquela crosta deve ter ficado delicioso
    bj

    ResponderExcluir
  2. Tatiane, tenho namorado os pães do Paul Hollywood há tempos, já comprei até cerveja, que acho está vencida, rs
    Bom saber das suas experiências com ele, assim me animo! O aspecto parece muito bom, gosto do sabor intenso ao qual se refere.
    Ótima semana pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tati,

    Acabei de comentar no blog da São, onde há também um pão de centeio com cerveja, eita coincidência! rsrs. Eu sou fã dos pães artesanais, inclusive dos mais densos, como é o caso.
    Acho até que eles têm mais 'sustança', rsrs,

    Um beijo

    ResponderExcluir