quarta-feira, 13 de maio de 2015

bolo de limão, ricota e papoula


E aos 35 anos finalmente comecei a dirigir um carro por aí. Acho que sou um caso incomum, viu, porque meu problema nunca foi medo de trânsito (olha que moro em São Paulo), na mesma rua onde faço acupuntura tem uma auto-escola somente para mulheres com medo de dirigir! Meu caso era dificuldade em operar a máquina, mesmo. Por que ainda existe carro com câmbio manual, gente? Não dava conta de coordenar braços e pernas ao mesmo tempo. Nunca consegui fazer o carro sair do lugar numa rampa. E com o câmbio automático meus problemas acabaram (na melhor linha das Organizações Tabajara, pra quem lembra), foi só pegar prática de trânsito, fazer uma baliza pessimamente e tal. Faço um monte de barbeiragens, obviamente, mas faz parte do aprendizado, ou não. Tudo isso pra dizer que este bolo deu uma viajada no porta-malas, todo embrulhadinho, até a casa dos meus sogros, para o café da tarde, depois de um almoço de domingo. Ficou bem macio e pouco doce, talvez porque eu não fiz o glacê para cobrir (aquela misturinha de leite e açúcar de confeiteiro), senão ficaria todo grudado no filme plástico. Preferi só fazer uma chuvinha de açúcar. Receita daqui.

3 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) sal
1 xícara manteiga, amolecida
2 xícaras açúcar
4 ovos grandes
2 gemas grandes
2 colheres (sopa) raspas de limão
¼ xícara suco de limão
1 xícara ricota esmigalhada
1 ½ colher (chá) sementes de papoula

Pré-aqueça o forno a 180ºC, unte e enfarinhe uma forma redonda de buraco no meio de 25cm (ou com capacidade para 10 xícaras). Peneire a farinha, fermento, bicarbonato e sal. Na batedeira coloque a manteiga e bata até ficar um creme claro, adicione o açúcar e bata até ficar fofo, então coloque os ovos, um a um, batendo bem. Coloque as raspas e suco de limão, em seguida a ricota. Diminua a velocidade da batedeira e coloque os ingredietes secos, bata somente até ficar homogêneo. Desligue a batedeira, coloque a papoula, mexa bem, massa na forma, forma no forno até o palito sair seco, cerca de 50-60min. Espere esfriar para desenformar.

8 comentários:

  1. Gosto muito de bolos com sementes de papoila.
    Esse ficou lindo
    bj

    ResponderExcluir
  2. Faz tudo parte da aprendizagem pois claro, e acho que fez muito bem Tati!
    E esse bolo lindo e maravilhoso :) quero fazer!! Limão, ricotta, papoila, adorei.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Uma receita muito interessante! Adoro bolos de limão com papoila, tenho de experimentar :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tati,

    Acho que deveria ter um especialista (psicólogo?) nas auto escolas só para advertir aos candidatos que o fim absoluto dos receios e o domínio perfeito do carro só virão com o tempo. Sim, porque há se há os casos sérios de fobias, há também um generalizado medo de dirigir, pois todos sabemos que o trânsito é uma coisa perigosa. Eu tirei a minha carteira na época certa, mas admito que - inicialmente - dirigir dá um certo medo. Tenho uma parenta que só se locomove através de táxis e transportes públicos, por causa de fobia de trânsito, rsrs. O negócio munir-se de paciência e atenção que dá tudo certo, rsrs.
    Quanto ao bolo, deve ser mesmo delicioso, vou salvar a receita! Tenho uma forma desta, mas me dei conta agora de que nunca fotografei os bolos que fiz com ela, rsrs.

    Um beijo e - desde já - bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Tatiane, já vi que temos coisas em comum, rs...só comecei a dirigir há dois anos, a carteira de habilitação tinha a 12 anos, entre uma barbeiragem e outra, vou onde quero, levando bolos e sobremesas no porta-malas, nunca é tarde! Parabéns!!
    O bolo está lindo assim mesmo, sem caldinha e com certeza delicioso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela carteira de motorista, Tatiane! É muito bom se sentir independente.
    Gostei da forma , linda, e da receita do bolo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Essa forma de bolo é linda! E o bolo deve ser delicioso!

    ResponderExcluir