quinta-feira, 9 de abril de 2015

espaguete integral com tomate, manjericão e parmesão


Geralmente tenho meus almoços para uma pessoa, primeiro a Clara almoça, faço a higiene básica e mando-a para soneca, aí fico com um tempo para cozinhar para mim. Às vezes a preguiça é tão grande que abro uma lata de atum, outra de milho, misturo tudo e mando pra dentro. Outras vezes acho um absurdo ter preguiça para cozinhar uma vez que gasto um dinheiro com livros e deixo a despensa sempre cheia - bem mais que deveria. Este prato aqui é fast food, nível picolé (quem já fez palavras-cruzadas antes da alfabetização e for senhorinha como eu vai entender) de intimidade com o cozinhar. Aqui somente troquei o tipo de massa, a original é linguine e usei espaguete integral. Receitinha boa do Franny's.

¾ xícara azeite
4 dentes de alho, grosseiramente picados
800g tomates, sem sementes e picados
450g espaguete integral
1 colher (sopa) manteiga
12 folhas de manjericão
¼ xícara queijo parmesão, e mais para servir

Numa panela grande aqueça o azeite em fogo médio-alto, adicione o alho e cozinhe até perfumar, cerca de 2 min - fique de olho para não queimar. Adicione os tomates e cozinhe por 5 minutos, até começar a desmanchar e o líquido evaporar, coloque 2 colheres de sopa de água, desligue e retire a panela do fogo. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções e retire 2 minutos antes de ficar al dente. Despeje o macarrão sobre os tomates, coloque também a manteiga e o manjericão, deixe cozinhar mais um pouco, cerca de 1-2 minutos. Espalhe o queijo, acerte sal, adicione mais água se parecer seco. Divida a mistura em 4 pratos, coloque um pouquinho de azeite e mais queijo, se preferir.
Serve: 4 porções.

6 comentários:

  1. As vezes também tenho preguiça de cozinhar só para mim e faço umas papas de aveia que não dá trabalho mas ás dias que aproveito e cozinho aqueles pratos que os que homens iam põr defeito mas que eu tenho curiosidade em experimentar.
    Gosto de massa integral e essa ficou uma delicia, bem ao meu gosto
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Simplicidade que me atrai Tatiane, combinação perfeita de sabores sem muita dificuldade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu também sou adepta ao atum em lata, tenho vários na despensa para dias de preguiça...às vezes é muito chato cozinhar para uma pessoa, e a gente acaba se contentando com o que é mais prático. Macarrão é sempre uma boa pedida - é fácil de preparar e dá pra variar os molhos, então é outra coisa que sempre aparece aqui na minha cozinha. O seu parece estar delicioso!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro pratos de massa assim, bem simples, mas cheios de sabor!
    É um outro nível :) e desse livrinho bom!!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir