14.4.15

bolinhos de coco, maracujá e amaranto


Lembro quando falei neste post que estava interessada em utilizar outros tipos de grãos, farinhas, mas aqui as coisas acontecem bem devagar. Eu olho os livros, compro os ingredientes e as coisas ficam rolando só na minha cabeça. Com estes bolinhos não foi diferente, comprei maracujás meio verdes pra esperar propositadamente eles amadurecerem com o passar dos dias e satisfazer meu lado procrastinador, até que esperei demais e um deles estragou :( Daí virou um caso de urgência, e meu maior dilema foi saber o quê fazer com as gemas restantes, não queria nada complicado e eggnog foi a resposta. Receita daqui.

2¼ xícaras açúcar de confeiteiro, peneirado
½ xicara farinha de amaranto
½ colher (chá) fermento em pó
1 xícara farinha de amêndoas
½ xícara coco ralado
6 claras, levemente batidas
½ xícara manteiga, derretida e fria
1 colher (chá) raspas de limão
¼ xícara polpa de maracujá

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Embrulhe com papel manteiga 12 forminhas de muffin. Peneire o açúcar, amaranto e fermento numa tigela grande, misture a farinha de amêndoas e o coco ralado. Adicione as claras, manteiga, raspas, polpa de maracujá e mexa bem até ficar homogêneo. Divida a massa entre as forminhas. Leve ao forno e asse por 20min ou até dourar e o palito sair com umas migalhas quando espetado no centro da forminha. Retire do forno e deixe esfriar numa gradinha por uns 5 min. Depois de frio sirva com um pouquinho de açúcar de confeiteiro peneirado por cima. 

7 comments:

  1. Às vezes acontece isso! Compramos um ingrediente porque queremos muito utilizar e depois esquecem-nos dele! Aconteceu-me com um abacate há uns tempos!
    Mas estes bolinhos estão fantásticos :)
    Eu adoro maracujá! É das minhas frutas preferidas! :)
    Devem ser deliciosos!
    Um beijinho

    ReplyDelete
  2. Nunca usei farinha de amaranto.
    Adoro maracujá mas por aqui estão muito caros, esses bolinhos devem ter ficado deliciosos
    bj

    ReplyDelete
  3. bolinhos com cor ótima mesmo e com um aspeto muito bom.


    O Cantinho dos Gulosos

    ReplyDelete
  4. Mais uma da série "nunca" usei farinha de amaranto... E acho que aqui na roça dificilmente vou achar. Esses seus bolinhos devem ter ficado deliciosos, adoro a textura que o coco dá nos bolos.
    Divinos! Parabéns!
    Beijos!

    ReplyDelete
  5. Nossa, tbm sou procrastinadora com ingredientes e receitas, elas vivem lindamente na minha cabeça! rs
    O resultado perece ótimo, uma combinação diferente, mas com certeza saborosa!
    Bj e boa semana.

    ReplyDelete
  6. Coco e maracujá parece-me coisa boa! Adoro usar a farinha de amaranto e até tenho em casa e esqueço-me de a usar, é esse o problema. Vejo ingredientes, compro e muitas vezes não os aproveito da melhor maneira ou logo e vão ficando. Tenho de mudar isso! Bolinho bom.
    Um beijinho.

    ReplyDelete