quinta-feira, 16 de abril de 2015

eggnog


Sempre achei que eggnog - aquela bebida que os norte-americanos bebem em datas festivas - fosse apenas uma gemada líquida alcoólica. É que as gemadas que minha mãe fazia eram apenas gema e açúcar, às vezes tinha um pouquinho de achocolatado, e era gema crua, mesmo. Bom, nunca dei bola pra eggnog até ver as gemas sobrando do bolinho do post anterior, não queria jogar fora, não queria fazer nada complicado, nem nada que levasse muitos ingredientes, e achei que seria uma boa ideia, mas não coloquei nada da álcool. Para quem está habituado a fazer custard, eggnog nada mais é que uma custard mais ralinha, e com as especiarias lembra o sabor da mistura do arroz doce - sem o arroz :)
Achei aqui.

2 xícaras leite
pitada de canela
2 cravos da Índia
4 gemas
½ xícara açúcar
1 xícara creme de leite
1 colher (chá) baunilha
pitada de noz-moscada, ralada na hora

Numa leiteira coloque para aquecer o leite, canela e cravo, deixe bem quente, mas sem ferver. Numa tigela coloque as gemas, bata um pouco com um fouet e adicione o açúcar, bata até ficar um creme claro e fofo. Quando o leite estiver quente despeje aos pouquinhos sobre a tigela das gemas, mexendo sem parar, até despejar todo o leite. Volte a mistura para a leiteira, deixe o fogo baixo, e vá mexendo até a mistura engrossar um pouco. Não deixe a mistura ferver pois vai talhar (se isso acontecer, passe por um mixer ou liquidificador). Retire do fogo, adicione o creme de leite, deixe esfriar por 1 hora, coloque a baunilha, noz-moscada e leve à geladeira.

2 comentários:

  1. Parece delicioso, minha mãe sempre fazia gemada pra que eu ficasse forte!rs
    Lá em casa era gema crua batida com açúcar e leite quente...já era bom e assim com especiarias e creme de leite deve ser ótimo, vou experimentar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ando curiosa com esta sugestão mas nunca me atrevi a fazer, tem um ar cremoso, certamente deliciosa.

    beijinhos

    ResponderExcluir