quinta-feira, 23 de abril de 2015

bolachas de amêndoa, coco e sementes de cacau (sem lactose)


Outro dia fiquei na dúvida se colocava este livro na minha lista de desejos, e fiquei fuçando o índice para ver o que me chamava atenção, pouca coisa despertou minha curiosidade, entre elas a receita dessas bolachinhas. Tinha um pouco de farinha de amêndoas na geladeira, aquelas sementes de cacau que não acabam nunca, além dos demais ingredientes. E saí procurando se algum blog reproduziu a receita e achei alguns, entre eles este aqui, cujas fotos me agradaram bastante. Na hora de medir a farinha de amêndoa descobri que faltaria ¼ de xícara e completei com farinha de coco, acho que isto deu um toque mais bronzeado às bolachas. Em outro blog que entrei a semente de cacau foi substituída por chocolate meio amargo picado, fica a sugestão. Mas do que eu mais gostei nessa bolachinha foi o interesse da Clara em devorar as ditas, ela me pedia e logo depois vinha me pedir outra, até saía procurando para ver se ela tinha largado pela casa, mas já estava na pancinha :)

1 xícara farinha de amêndoa
¼ xícara farinha de coco
¼ xícara sementes de cacau
½ xícara coco ralado
½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
xícara açúcar mascavo
1 ovo
3 colheres (sopa) óleo de coco

Numa tigela média coloque as farinhas, semente de cacau, coco, fermento, sal e açúcar, misture. Numa tigelinha bata o ovo, com um garfo, até dobrar de volume, e coloque na mistura seca. Em seguida adicione o óleo de coco, misture tudo até combinar e formar uma massa. Cubra e leve à geladeira por 30 min, ou até por uma noite. Pré-aqueça o forno a 180ºC, faça bolotas com a massa e depois achate, coloque em forma forrada com papel manteiga, e coloque as bolotinhas distantes uns 5 cm umas das outras. Leve para assar por 10-13min, ou até dourar nas bordas.
rendeu: 12

5 comentários:

  1. que bolachinhas apetitosas comia já umas agora ao lanche.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Adoro bolachas com farinha de amêndoa a de coco nunca usei
    Ficaram umas bolachas lindas e acredito que uma delicia
    bj

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tati,

    Só pelos ingredientes estas bolachas já me interessaram, então, já vou
    salvar a receita. Quanto ao sabor, a Clarinha já me convenceu de que são
    gostosas, rsrs.

    Um beijo e - desde já - bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Hum, se a Clara gostou! :)
    Eu tenho esse livro e gosto muito, tem receitas boas, fiz algumas que resultaram bem, baseadas numa alimentação saudável e com ingredientes de qualidade. Essas cookies estão marcadas para fazer, até já tenho as sementes de cacau. E com a farinha de coco parecem deliciosas.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Tatiane, nessa época do ano fico louca para fazer todas as receitas de biscoitos e bolachas que vejo, adoro comê-las com uma xícara de chá a qualquer hora do dia. Essas parecem deliciosas, pena que seja difícil encontrar as sementes de cacau por aqui, mas vou procurar mais.
    Ótimo fds.

    ResponderExcluir