2.4.15

brownie clássico


O Cook's Illustrated é um dos meus livros favoritos, não somente por ser enorme e variado, mas porque as receitas são sempre bem detalhadas, à prova de qualquer inaptidão ou inexperiência na cozinha, eu penso. Pode ser fácil falar, já que tenho alguns anos de prática na cozinha, mas acho que para quem é iniciante e consegue seguir uma receita à risca acho que dificilmente estragaria alguma receita desse livro (que é uma revista). Eu sempre tive uma certa dificuldade para assar brownies da forma correta, especialmente se a forma é maior que a quadrada 20cm que sempre uso. Fiz esta fornada para presentear e fiquei bem apreensiva em colocar toda a massa na forma retangular, mas deu tudo certo, é bom deixar esfriar até a temperatura ambiente antes de cortar e desenformar. Também fica como sugestão de um docinho para a Páscoa.

1¼ xícara farinha de trigo
¾ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
170g chocolate meio-amargo, picado
120g manteiga
2 xícaras de açúcar
4 ovos grandes
1 colher (chá) baunilha
1 xícara nozes picadas*, é opcional e não usei

Unte uma forma retangular (32,5x22,5cm), e cubra com duas folhas de papel alumínio, deixe o alumínio para além da forma, afim de formar "alças". Misture a farinha, fermento e sal, reserve. Numa tigela grande derreta o chocolate (eu uso o micro-ondas), quando o chocolate estiver bem derretido coloque a manteiga e mexa até que ela derreta. Aos poucos coloque o açúcar na tigela, mexendo bem. Coloque o ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Por fim coloque a farinha, mexa devagar até ser incorporada pela massa. Despeje a massa sobre a forma preparada, espalhe bem a massa até as bordas para ficar bem nivelado. Se usar as nozes* coloque-as sobre a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC por 30-35min, ou até um palito sair com migalhas (se o palito sair seco o brownie passou do ponto e ficará um pouco seco). Espere cerca de 2 horas antes de cortar, ou até chegar à temperatura ambiente.