quinta-feira, 30 de abril de 2015

bolo (sem glúten) recheado com chocolate


Foi aniversário do marido e este ano não quis passar em branco, sem um bolinho, como aconteceu nos anos passados. Normalmente teria escolhido um bolo mais "tradicional", mas eu confio de olhos fechados no trabalho da Alice Medrich e decidi arriscar fazendo um bolo que leva farinha de arroz e de aveia. Estou acostumada a comer o bolo de fubá com farinha de arroz que minha mãe faz pra ela, e sei que fica bem esfarelento - claro, não tem o glúten para dar a estrutura - porém, só me lembrei disso quando o bolo estava na gradinha. Explico: fiz meia receita e coloquei numa única forma e precisaria cortar para colocar o recheio. Além do mais, eu sou péssima para cortar bolos na horizontal, fica um "caminho de rato", todo retalhado, aí juntou o medo de esfarelar tudo com a minha inaptidão para fazer cortes. Mas estava num bom dia, sabe aqueles que tudo dá certo? Tão raros quanto aqueles que a gente não deveria ter saído da cama. E o bolo cresceu bonito, ficou fofinho, refrigerei a cobertura na temperatura certa para não virar uma papa. Receita do Flavor Flours.

massa:
400g farinha de arroz, branca
50g farinha de aveia
360g açúcar
225g manteiga, amolecida
pitada de sal
2 colheres (chá) fermento em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) goma xantana
1 xícara iogurte natural integral
4 ovos grandes
2 colheres (chá) baunilha

cobertura/recheio: 
1 xícara creme de leite
500g chocolate meio amargo**, picado
225g manteiga, amolecida

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe duas formas redondas de 23cm*. Na tigela da batedeira coloque as farinhas, açúcar e manteiga, bata até ficar com aspecto de açúcar mascavo (dourado e granuloso). Adicione o fermento, bicarbonato, goma xantana, iogurte, ovos e baunilha, e bata em velocidade média-alta por 2-3min, ou até ficar bem homogêneo e formando pequenas bolhas na massa. Divida a massa entre as formas e leve para assar por 25-30min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar antes de desenformar. 
Para a cobertura, numa tigela coloque o creme de leite e o chocolate, derreta o chocolate em banho-maria (eu uso sempre o microondas), mexa bastante para não ficar nenhum gruminho de chocolate. Se fizer em banho-maria, deixe a mistura sobre a panela, com o fogo desligado, por 15min. Eu deixei sobre a bancada, mesmo, deixando amornar, mas não esfriar completamente. Junte a manteiga, bem picada e mexa até derreter tudo. Achei que a mistura estava líquida demais e deixei na geladeira por uns 15min antes de colocar a parte do recheio. Para espalhar a cobertura, voltei pra geladeira, por mais 20min, até ficar numa consistência de creme.
Montagem: Coloque um dos bolos sobre um prato, com a parte debaixo do bolo para cima, espalhe cerca de um quarto de recheio. Desenforme o segundo bolo e coloque-o sobre o recheio da mesma maneira que o primeiro. Coloque mais um quarto de cobertura e com o auxílio de uma colher, vá empurrando a cobertura paras as laterais do bolo. Não esqueça de forrar as beiradas do prato com papel alumínio, assim você não precisará limpar depois. Espalhe o restante da cobertura sobre o bolo e vá preenchendo os espaços. Guarde o bolo na geladeira, e deixe à temperatura ambiente quando for servir.
rende: 10-12 porções
*Fiz meia receita e toda a massa foi para uma forma redonda de 20x7cm.
**Para a cobertura ficar mais doce, coloquei meio a meio chocolate ao leite e meio-amargo.

5 comentários:

  1. bolinho com ingredientes diferentes, excelente alternativa, e ficou de certeza bem apetitoso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo e a combinação de farinha de arroz com aveia me deixou bem interessada nesta receita, rsrs. Já a estou salvando!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Com farinha de arroz deve ter ficado delicioso.
    Essa cobertura ficou linda
    bj

    ResponderExcluir
  4. Tatiane, ficou bonito e com certeza saboroso. Parabéns ao marido e ao seu dia feliz onde tudo deu certo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ficou maravilhoso esse bolinho!
    O marido deve ter adorado :) esse livro, está já na minha lista dos próximos capítulos.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir