segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

bolo de banana com café (sem lactose)


Com esse calor dos infernos tinha algumas bananas que amadureceram rápido demais, não sabia se fazia um doce rápido (eu amasso todas, coloco canela e um pouco de açúcar e levo ao fogo por alguns minutos, até cozinhar, não precisa reduzir, depois guardo na geladeira) ou procurava uma receita diferente. Daí lembrei deste bolo, marcado para fazer há muito tempo, e lendo com mais atenção a lista de ingrediente percebi que a Clara também podia comer, pois leva óleo de coco no lugar da manteiga. Não sei se mencionei aqui, ela tem APLV, não é muito severo, às vezes ela come algo que vai leite - ou derivados - na composição e nada acontece, mas come bem de pouquinho. O bolo fica bem úmido, e eu usei bananas hiper maduras - daquelas com a casca já preta - e o sabor da banana fica bem intenso, ofuscando o café. Receita um tiquinho modificada do food52.

3 bananas bem maduras e bem amassadas
1 ovo grande, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) iogurte grego (usei creme de soja)
50 ml café espresso, ou coado bem forte
1 colher (chá) baunilha
¾ xícara açúcar granulado
xícara óleo de coco (ou manteiga derretida)
½ xícara farinha de trigo integral
1 xícara farinha de trigo branca
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
pitada de sal

Numa tigela grande misture as bananas, ovo, iogurte, café e baunilha, misture bem. Adicione o café solúvel e mexa. Em seguida coloque o óleo de coco e açúcar, mexendo bem. Em outra tigela coloque  as farinhas, bicarbonato e sal. Coloque esta mistura na tigela das bananas e mexa ligeiramente, somente até a massa líquida incorporar a farinha, deixe a massa empelotadinha, mesmo. Coloque numa forma retangular (23x10cm) untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar e um palito sair seco, cerca de 50-60min. Espere esfriar para desenformar.

5 comentários:

  1. Oi Tati!!! Adorei essa sua receita de bolo, primeiro porque aqui em casa bananas também estragam rápido, e segundo porque não tem leite!!! Então no final do ano levei o Gui em um outro dermatologista na tentativa de descobrir a origem das alergias que ele tem na pele. Faz 3 anos que apareceram mas elas sumiam com antialérgicos, porém já tem alguns meses que elas não desaparecem mais, e a pele dele está muito manchada. Nenhum dos exames apontaram alergia ao leite ou a lactose, mas segundo este ultimo especialista nem sempre a alergia pode aparecer nesses exames, em alguns casos a criança tem alergia a proteína do leite sim mesmo com resultado negativo. Foi então que ele sugeriu a suspensão do leite e sua substituição por soja (moderadamente). Fiquei desesperada, porque não sabia que 80% da sua alimentação continha proteína animal. Ainda bem que nos dias de hoje dá para encontrar muitos produtos, bisnaguinhas e biscoito recheado que são os seus preferidos (e que ele leva de lanchinho na escola) consegui encontrar, também tem muitos blogs com receitas maravilhosas. Faz 20 dias que ele está sem o leite, e sua pele está cada vez melhor!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi bolo com banana, esse tem um excelente aspecto
    Boa semana
    bj

    ResponderExcluir
  3. Tatiane, amo bolo de banana e gostei muito da sua receita que leva café e iogurte, essa terei que experimentar!
    Uma ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Ótima opção! Uso óleo de côco sempre que dá e adoro!

    ResponderExcluir
  5. Fiz um bolo de banana há uns dias e um bolo de café há umas semanas, e sou fã mas esta combinação dos dois deixou-me curiosa... acho que vou ter que experimentar :)
    O aspecto é delicioso! :)

    ResponderExcluir