quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

bolo de laranja com papoulas


Apesar de gostar muito de laranja, é algo que raramente preparo em bolos, muffins... o motivo é que não me cai bem no estômago. É muito chato gostar de algo e o corpo não aceitar bem, não? Mas aí fiquei com vontade de fazer um bolinho simples e esse me pareceu interessante pelo uso da laranja inteira - sempre vi um monte de receitas usando toda a laranja e achava que ficava amargo. O bolo é simples de tudo, se não tiver papoulas não faz muita diferença. Para quem já gosta de sabores cítricos, além deste bolo ter um calda com limão, sugiro servir com uma camada de curd de maracujá sobre cada fatia. Receita do The Sweet Melissa Baking Book.

massa: 
1 laranja inteira, bem lavada
1 xícara açúcar
3 ovos grandes
12 colheres (sopa) manteiga, derretida
1 ½ xícara farinha de trigo
2 ¼ colheres (chá) fermento em pó
¾ colher (chá) sal
1 colher (sopa) sementes de papoula, opcional

glacê:
2 colheres (sopa) suco de laranja fresco
2 colheres (sopa) suco de limão fresco
¼ xícara açúcar
raspas de ½ laranja

Comece descancando a laranja, pode deixar um pouco da parte branca, e corte-a em 8 pedaços. Coloque a laranja e ½ xícara do açúcar no processador até formar um purê. Numa tigela grande misture os ovos, o açúcar restante e misture até ficar bem homogênea, coloque a polpa de laranja, em seguida a manteiga derretida. Em outra tigela separada misture a farinha, fermento, sal e papoulas. Despeje a mistura de farinha sobre à mistura de laranja, aos poucos, use uma espátula e misture gentilmente. Coloque a massa numa forma de bolo inglês (10x23cm) untada e enfarinhada. Asse por 50-60min, virando a forma na metade do tempo, insira um palito para ter certeza que está assada. Deixe numa gradinha por uns 20min antes de desenformar.
Para o glacê: coloque numa panelinha o suco de laranja, de limão, açúcar, raspas e leve ao fogo alto, por 2-3min, ou até a mistura reduzir e formar um xarope ralo.
Espalhe a calda com um pincel por todo o bolo, este ainda morno, para que a calda seja melhor absorvida pelo bolo. Embrulhe em papel filme nas primeiras horas antes de servir