domingo, 23 de novembro de 2014

quinua com alho-poró, cogumelos e pimentão


Parecia que este blog era feito de açúcar, né? Ainda adoro doces, se pudesse comeria todos os dias, muitos deles. Mas a vida não é doce o tempo todo. Todo esse tratamento medicamentoso é um tanto agressivo ao organismo, e eu passei muito tempo comendo mal e em grande quantidade para piorar a situação, o resultado foi um combo de índices metabólicos altos, vários quilos a mais na balança e minha auto-estima estragada (como é poderosa essa ditadura da beleza, por mais consciente, esclarecida e até militante sobre o assunto, me ver gorda é terrível, como se mais nada importasse, minha inteligência, caráter, qualidades não valessem nada diante do espelho, do julgamento alheio). O jeito é recolher os cacos e consertar o que eu posso mudar, ainda não parei com a medicação, apenas pude me livrar de uma - e começar outra, mas prefiro fazer o jogo do contente e ver o lado bom da mudança. Contudo, da alimentação eu posso cuidar, tento fugir do doces, fazer comida do zero, evitar delivery... sem o rótulo de dieta, que isso me causa mais ansiedade para emagrecer, então chamei de "cortar excessos", os resultados estão lentos ainda, mas minha médica falou que no começo é assim mesmo.
Pratos assim têm sido mais assíduos nos meus almoços, tenho variedade na alimentação e fico saciada por muito mais tempo. Esta foi a primeira vez que como quinua como prato principal, minhas outras tentativas era cozinhar junto com o arroz para ficar mais nutritivo. Esta receita fiz com o que tinha na geladeira, acho que as possibilidades e combinações são inúmeras. Receita daqui.

1½ quinua cozida
3 colheres (sopa) salsinha picada
1 colher (sopa) azeite
2 alho-poró, fatiados
200g cogumelo shitake, tire os cabinhos
1½ xícaras pimentão vermelho, picado
¼ xícara vinho branco seco
½ xícara nozes, picadas (usei amêndoa lascada)

Coloque a quinua com sal numa panela, cubra com água (ou caldo de legumes, se preferir, cozinhe até todo o líquido for absorvido - cerca de 15min -então coloque a salsinha, azeite e pimenta-do-reino. Mantenha aquecido e reserve. Numa frigideira aqueça mais um pouco de azeite, adicione o alho-poró e cozinhe até ficar macio, e coloque o cogumelo, pimentão e vinho, deixe cozinhando até ficar tudo macio. Corrija o sal e pimenta. Para montar o prato coloque a quinua por baixo, os vegetais por cima e salpique as nozes picadas.
serve: 4 porções

5 comentários:

  1. Gosto muito de quinoa e achei a sua sugestão uma delicia
    Receita anotada
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, escrevi quase um livro, no comentário anterior, abordando não só o prato como as outras questões colocadas. E eis que o comentário de perdeu, nos meandros do blog, rsrs. Bem, agora vou falar só do prato, que ficou excelente, bem de acordo com os princípios da boa alimentação: rico, nutritivo, saudável e - tenho certeza - também saboroso.

    Um beijo e bom dia, girl!

    ResponderExcluir
  3. Eu sei como é, ficamos no lado doce e depois custa a sair dele. Mas aos poucos, diminuindo o açúcar, devagarinho e fazendo refeições como esta, bastante equilibradas e deliciosas, vais conseguir! Nada se consegue sem força e sem trabalho, mas é um caminho que vais ver que sabe bem ao fim de algum tempo. Adorei a quinoa.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Tatiane, gostei muito dessa sugestão, saudável e com aspecto bem saboroso.
    Bj e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Sei bem como vc se sente Tati, mas no meu caso sentia vergonha até de sair de casa pois eu tinha virado um esqueleto ambulante. Emagreci mais de 10 quilos e fiquei pele e osso. Emagrecer é muito mais difícil do que engordar, mas por mais que temos tanto esclarecimento, como você disse, não é mesmo fácil manter uma boa auto-estima.
    Te mando muita energia positiva e muito carinho para que você consiga a cada dia recolher e colar os caquinhos! Conte comigo.
    Mudando de assunto...
    A maioria das minhas receitas também são de doces e como todo santo dia!
    Adoro quinua e faço toda semana, mas infelizmente faz dois meses que o preço da quinua dobrou por aqui e agora custa 15 euros o quilo (uns 45 reais).
    Gostei muito da tua receita, os ingredientes casam-se perfeitamente.
    Bjos
    Léia

    ResponderExcluir