domingo, 16 de novembro de 2014

massa básica de pizza


De uns tempos pra cá comecei a desgostar de pizza. Não importava a pizzaria, o preço, a oferta durante a semana, os sabores, todas tinham o mesmo problema: chegavam cruas no centro, cruas de raspar o garfo e sair massa. Aquilo tirava completamente minha vontade de comer: aquela borda queimada e crua no centro. Pedia com massa fina, não adiantava, escolhia um sabor que não levasse molho de tomate na base, o mesmo problema. Dizem que SP é a cidade onde tem a melhor pizza do país, então, tenho medo de saber como é em outros lugares. Bom, o jeito foi procurar receitas, algumas ficavam boas de primeira, depois eu repetia e não tinha o resultado esperado, até encontrar esta, definitiva, especialmente se você gostar de uma massa grossa, macia, que parece um pãozinho. Descobri uns 3 aos atrás, nem sei porque não postei antes aqui. É fácil de fazer, dá para organizar o tempo sovando a massa e durante a fermentação fazer um molho de tomate caseiro e outros recheios. Nesta aqui tem atum enlatado (meu preferido), e de frango para o marido, eu cozinho um pedaço de peito de frango, desfio e misturo algumas colheradas do molho.

½ xícara água morna
2 ½ colheres (chá) fermento biológico seco
4 xícaras farinha de trigo (aproximadamente)
1 ½ colheres sal
1 ¼ xícara água, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) azeite

Misture a água morna e o fermento numa tigela grande. À parte misture a farinha e o sal. Adicione a água fria à água morna, coloque o azeite e a farinha aos poucos. Sove por uns 5min, ou até a massa ficar macia. Coloque na tigela untada com óleo, cubra com papel filme, um pano de prato por cima e deixe num local morno e sem corrente de ar por 1h30, ou até dobrar de tamanho. Passado o tempo, retire a massa da tigela, amasse para sair o ar e abra a massa com o rolo, dando o formato de sua preferência.
Esta quantidade de massa rende 2 pizzas grandes.
Use bastante fubá para polvilhar a assadeira, assim a pizza não gruda.

6 comentários:

  1. Olá Tatiane, comigo tem acontecido algo parecido, até meu filho disse que estou ficando "enjoada", mas prefiro minhas próprias pizzas, rs.
    Anotei sua sugestão para provar!
    Um abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Uma receita bem prática, raramente faço a massa, utilizo pão em massa, mas gostei da sugestão e bem fácil.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu amo pizza, mas sabe que eu tenho problema de sair de pizzaria cheirando muçarela? Evito muito. Chego em casa e aquele cheiro me embrulha o estômago, sei lá eu porque.
    Aqui onde moro temos algumas boas pizzarias, mas eu sempre acho que fazer em casa tem outro sabor!
    Adorei sua receita de massa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tati,

    Uma boa receita de massa para pizza é uma mão na roda, já que todo mundo gosta de pizza, rsrs. Antigamente eu costumava fazer uma massa que rendia 8/10 discos de tamanho médio, que eu pré-assava e congelava, para montar na hora de servir. Depois passei a fazer uma receita para duas pizzas grandes e ela levava justamente quatro xícaras de farinha, como esta sua. Vou comparar as duas, pois eu gosto é de pizza com massa grossinha, rsrs.

    Um beijo e boa tarde

    ResponderExcluir
  5. Olá Tati,
    eu por acaso tenho uma pizzaria fabulosa perto de casa, com forno a lenha, as pizzas são das melhores que já comi!
    Mas adoro fazer pizza em casa, ao nosso gosto, é sempre um prazer.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Oi Tati
    Que horror comprar pizza crua! Isso nunca aconteceu comigo, mas é de tirar mesmo o apetite!
    A pizza de Nápoles é considerada a melhor do mundo e lá eles também fazem a massa grossa como a tua!
    Quero experimentar a tua receita!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir