12.11.14

pudim de baunilha


Fiquei tão entusiasmada quando vi esta receita da Sarah Carey na minha caixa de e-mails, e só quando comecei a separar os ingredientes é que me dei conta que é apenas um creme de confeiteiro servido em potinhos, mas isso não compromete em nada qualidade da receita, que pode sim, ser empregada em outras preparações em que este creme é requerido. E também agradou muito outros moradores da casa: meu marido que adora sobremesas feitas para comer de colher, e nossa gata Frida, que fica louquinha quando faço um doce que contém gemas, é claro que ela só ganha uma pequena colher e não se contenta com sua porção.

½ xícara açúcar
3 colheres (sopa) amido de milho
pitada de sal
1 ½ xícara leite integral
½ xícara creme de leite
2 gemas grandes
2 colheres (sopa) manteiga
1 colher (chá) baunilha

Numa panela coloque o açúcar, amido e sal, misture. Acrescente ½ xícara do leite e mexa bem para não empelotar a mistura, em seguida coloque o restante do leite, creme de leite e as gemas. Leve ao fogo médio e mexa constantemente até engrossar, quando engrossar abaixe o fogo e mexa por mais um minuto. Retire do fogão, coloque a manteiga e baunilha, mexa até a manteiga derretar e ficar um creme homogêneo e cremoso*. Distribua em potinhos, espere esfriar e cubra com papel filme, se não gostar daquela película que se forma na superfície, deixe o papel filme grudadinho no creme.
*Se o seu creme empelotar durante o cozimento, mexa vigorosamente até desfazer, e se mesmo assim não conseguir desempelotar passe o creme por uma peneira e só depois adicione a manteiga.