quinta-feira, 6 de novembro de 2014

biscoito de chocolate com sementes de abóbora


Há tempos procurava um seriado para chamar de meu. Geralmente gosto de comédia (por que o Seinfeld saiu da programação?), e achei legal The Middle pra acompanhar, nem sempre consigo. Também gostei de The Blacklist, adorei a primeira temporada, fiquei bem interessada na trama, mas estava na fase mais obscura da depressão, achava tudo violento demais e me deixava bem perturbada. Agora na segunda está tranquilo de ver. No fim das contas Twin Peaks é o melhor seriado de todos os tempos - claro que é só até descobrirem o assassino da Laura Palmer, depois a coisa perdeu o rumo. Daí que nos últimos meses descobri Grimm e virou meu seriado preferido, tem um pouco de tudo que eu gosto, anos atrás era doida por contos de fada, a versão medieval deles (que não é nada colorida com final feliz) tem trama policial, fantasia e até um protagonista bonitinho (meio cigano Igor, mas vá lá). Como já estreou a quarta temporada e eu assisti a segunda sem ter visto a primeira - e terceira nem tem no Netflix - comecei a série do início durante as sonecas da Clara, tenho tempo para exatamente 2 episódios (almoçando durante um deles). Mas dias atrás resolvi deixar de lado meu tempo de tevê e fui preparar estas bolachinhas, tinha a quantidade exata de sementes de abóbora para meia receita, o que foi muito bom, pois estou evitando doces. No livro sugere que abra a massa e use cortadores de estrela, para dar um efeito mais bonito, eu fiz do jeito mais prático e nem esperava esse efeito craquelado. Receita do Bon Appétit.

½ xícara sementes de abóbora, cruas
120g chocolate meio-amargo
1 xícara manteiga, temperatura ambiente
½ xícara + 2 colheres (sopa) açúcar
½ colher (chá) canela em pó
pitada de sal
2 ¼ xícaras farinha de trigo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Toste as sementes de abóbora (faço isso numa frigideira) e depois pique grosseiramente, reserve. Numa tigela grande coloque o chocolate e leve para derreter, depois espere amornar e junte a manteiga, mexa até tudo ficar bem misturado e homogêneo, em seguida adicione o açúcar, canela, sal, mexa bem. Por fim coloque a farinha e as sementes de abóbora. Se preferir abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e corte usando cortadores em forma de estrela, em seguida pincele sobre cada biscoito um pouco de clara ligeiramente batida e salpique com açúcar granulado, esta é a versão do livro. Eu deixei a massa firmar um pouco na geladeira, fiz bolotas com ela, nivelei na palma da mão, mergulhei um lado da massa na água fria e depois passei no açúcar granulado. Leve para assar, cerca de 18min, espere uns 5min para tirar da assadeira - não esqueça de untar, ou forrar com papel manteiga, a assadeira.
rende: 18 biscoitinhos (meia receita).


6 comentários:

  1. Que delícia, vou levar um para o lanche!

    ResponderExcluir
  2. Que bolachas mais lindas e imagino que de comer sem parar
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ficaram lindos com esse aspecto craquelado e certamente deliciosos!
    Como só agora soube do seu aniversário no dia 23 de outubro, te desejo de coração, saúde, sucesso e muitas alegrias, parabéns!!
    Ótimo fds.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha de cookies, adoro com as sementes de abóbora.
    Há uns tempos vi um bolo que as usava como farinha e adorei.
    Eu adoro ver séries, adorei o Dexter e ultimamente andei a ver o True Blood e o The Killing.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Estão tão boas, gosto muito de sementes de abóbora.
    Ficaram tão gulosas, são perfeitas com uma bebida quentinha.
    Oh ando sem ver nada de séries, ando malandra para isso!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que delícia!, vou experimentar.

    http://feitocomm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir