20.10.14

crumble de trigo sarraceno e amora


Ganhei um monte de amoras do meu sogro, enquanto separava as maduras das outras mais durinhas pensava no que faria com elas, se batia tudo no liquidificador e usaria o suco num bolo, se usaria aos poucos em muffins, aí o marido chegou perto pra ver o que estava fazendo e perguntou em forma de afirmação: vai fazer crumble, né? Pronto, estava decidido. Só queria usar outra farinha diferente, já que o centeio foi tão exitoso, e lembrei do sarraceno, procurei algumas receitas e esta foi a que mais me agradou, além de poder usar o xerém de castanha-do-caju que estava meio esquecida, por minha conta e risco. Receita desse lindo blog.
E por fim, queria agradecer a aparição deste bloguinho na revista Casa e Comida, fiquei imensamente feliz figurar numa lista desta - especialmente porque esta semana é meu aniversário - e vale conhecer outros blogs muito legais!

amoras, quanto baste para um refratário de 20cm (esqueci de pesar)
85g trigo sarraceno
50g aveia
50g xerém de castanha-do-caju
80g açúcar demerara
pitada de sal
80g manteiga, gelada

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte um refratário de 20cm de diâmetro, espalhe as amoras e jogue algumas colheradas de açúcar por cima, reserve. Para a cobertura, misture o sarraceno, aveia, xerém, açúcar e sal, por fim coloque a manteiga, misture com as pontas dos dedos, fazendo a farofinha. Espalhe sobre as amoras e leve ao forno até a cobertura dourar e as amoras borbulharem.