16.10.14

caponata de beringela


`
Eu tenho lá um pezinho na Bota, parte da família do meu pai veio da Itália, mas infelizmente todos faceleram muito cedo, não tive acesso àquela tradição oral da família. No máximo tomei pra mim um par de brincos que era da minha avó, este brinco é uma das poucas lembranças que tenho dela usando-os, anos atrás peguei pra mim e não tiro por nada. Por estes motivos, culinária italiana nunca foi presente na minha vida, nem nas minhas memórias de infância, ao contrário da culinária portuguesa, esta sim, viva e presente na minha vida e sem planejar, já inserindo minha filha nesta cozinha afetiva. Logo, a receita dessa caponata não poderia vir de um italiano, e sim de um inglês, num dos livros do Jamie Oliver. Encontrei outras duas receitas em outros livros e todas as três eram bem diferentes entre si - mas aqui não tenho nenhuma intenção de ser purista e passar a receita da caponata verdadeira, com pedigree. Foi apenas a mais fácil dentre todas, fiz meia receita e algumas modificações, aqui segue a receita inteira, para 4 pessoas.

azeite
2 beringelas grandes, cortadas
1 colher (chá) orégano seco
sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 cebola roxa pequena, picadinha
2 dentes de alho, picadinhos
um punhado grande de salsinha, picada
1 talo de salsão, picado
2 colheres (sopa) alcaparras, escorridas e picadas
1 punhado de azeitonas pretas, sem caroço e picadas
3 colheres (sopa) vinagre de vinho tinto
5 tomates maduros, picados grosseiramente
2 colheres (sopa) lascas de amêndoas (opcional)

Aqueça o azeite numa panela grande. Coloque a beringela picada, orégano, sal e pimenta, mexa bem até que a beringela esteja envolvida pelo azeite, deixe cozinhar por mais 5min. Depois que a beringela dourar, adicione a cebola, alho, salsinha, salsão, misture e cozinhe por mais alguns minutos. Se perceber que a mistura está ficando muito seca adicione mais azeite. Adicione as alcaparras e azeitonas. Coloque o vinagre, espere evaporar, então coloque os tomates e cozinhe por uns 15 min, ou até que os tomates estejam tenros. Acerte o tempero, coloque um pouco mais de azeite, espalhe mais salsinha e amêndoas lascadas.

5 comments:

  1. Aqui esta uma coisa que nunca comi mas acho que ia gostar.
    Bons ingredientes e um aspecto delicioso, prova já....
    bjs

    ReplyDelete
  2. Parece ser muito bom é um prato a experimentar. Beijinho

    ReplyDelete
  3. Vou fazer amanhã, depois conto como ficou. Obrigada pela dica!

    ReplyDelete
  4. Tati, não sabia que vc tem um pezinho aqui na Itália!
    Penso que é difícil ter alguém que goste mais de berinjela do que eu e quando vejo uma receita de caponata salivo na hora - hehehe!
    Gosto muito desse livro do Jamie e essa receita é mesmo excelente!
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Minha avó paterna veio de Veneza, era criança, meu pai entendia bem italiano por causa da avó dele, mas eu mesma não conheci quase ninguém :(
      beijos!

      Delete