segunda-feira, 4 de agosto de 2014

pão de centeio com alcaravia - e almas gêmeas


Dias atrás apareceu na minha TL do feissy esta notícia, na hora comentei com o marido e tive a surpresa que ele acredita em almas gêmeas. Como assim? A gente passa quase uma década ao lado da pessoa e descobre que ainda não conhece o bastante. Assim, acho a ideia de alma gêmea (e entra a música do Fábio Jr. na cabeça sem data pra ir embora) bonitinha, há outras versões, mas né? Não dá. Bom, sou uma pessoa cética sobre a maioria das coisas, não acredito nem em alma, ainda mais que elas vêm aos pares! Só acredito no acaso, este age o tempo todo, não julga, não pune, não salva, não presenteia, apenas age sobre nossas vidas com uma força cega e cabe a nós decidir se é bom ou mau.
Chega de filosofia barata. Alguns pares funcionam muito bem, devo admitir, e parecem que nasceram um para o outro, tipo, pão com manteiga. No caso aqui se trata de um soda bread, não precisa sovar e o bicarbonato de sódio é o agente que faz crescer. Gostei de toda a combinação, fica meio adocicado e a manteiga salgada dá um tchans a mais. Receita daqui.

2 xícaras farinha de centeio
1 xícara farinha de trigo refinada
2 colheres (chá) fermento em po
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) sal
1 ¾ xícara buttermilk*
¼ xícara melado de cana
1 ovo grande
1 colher (sopa) raspas de laranja
1 colher (sopa) alcaravia (kümmel)
4 colheres (sopa) manteiga derretida

Numa tigela misture o centeio, trigo, fermento, bicarbonato e sal. Em outra tigela grande coloque buttermilk, melado, ovo e raspas. Coloque a mistura de farinhas na tigela do buttermilk e mexa rapidademente, até toda a mistura seca estiver misturada à molhada. Por último adiocione a alcaravia e manteiga. Coloque numa forma retangular (23x10cm) untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180 por 55min, ou até um palito sair seco.
*para fazer buttermilk, adicione 1 colher de sopa de vinagre, ou suco de limão, à 1 xícara de creme de leite. Deixe, no mínimo, por 15 minutos antes de usar.
Meu pão ficou baixinho porque usei uma forma maior do que indicada na receita.