13.8.14

bolo de avelãs e figos


Meu primeiro interesse real na vida foi música - a Patrícia fez um post falando das capas da revista Capricho, e lembrei que nesta idade, do início da adolescência, eu não estava nem aí pra Ana Paula Arósio, estava lendo as colunas do André Forastieri na Bizz. E lá se vão uns 20 anos nisso, faz um tempo que eu parei de procurar bandas legais (o marido faz isso ainda e eu acompanho por ele). Ouvi muita porcaria, e muita coisa boa, tive milhões de fases que variavam entre Bon Jovi, Sepultura e Portishead. Tenho minha banda favorita do coração. E às vezes ouço um pedacinho de uma música no rádio que me prende de tal forma que passo semanas ouvindo a mesma banda e repetindo a mesma música. Dessa vez foi o Oingo Boingo, tenho uma foto do Danny Elfman na capa do meu FB, e fico ouvindo Out Of Control ad aeternum. Este bolo foi inteirinho preparado ouvindo só esta música e acho que foi um bom ingrediente acrescido à massa.
Sobre o bolo fiquei decepcionada com a aparência dele, vi num programa do Bill Granger tempos atrás, me lembrava que depois de assado as metades de figos ainda estavam visíveis, e minha massa afogou os figos, tanto que só deu para ver depois de cortado. Mas isso foi um detalhe, o bolo é ótimo e o mel combina lindamente.

125g (½ xícara) manteiga
150g (¾ xícara) açúcar
75g (½ xícara) farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
3 ovos
100g avelãs moídas
50g avelãs picadas
8 figos pequenos
mel, quanto baste

Prepare uma forma redonda de 20 cm untando o fundo e as laterais, depois cubra tudo com papel manteiga, reserve. Bata a manteiga e açucar até formar um creme claro e fofo. Misture a farinha e fermento, e bata ligeiramente os ovos. Adicione à mistura de manteiga a farinha e os ovos, alternadamente. Por fim, coloque as avelãs moídas, depois as picadas. Coloque a massa na forma preparada, nivele a massa e disponha os figos cortados ao meio, com a parte de dentro virada para cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180 por 1h. Depois de frio, regue com mel e sirva.


4 comments:

  1. O BOLO FICOU COM CARA DE QUERO BIS!!!!

    BJS....

    ReplyDelete
  2. Oi, Tati,

    Desculpe aí o atraso, estive muito ocupada nas últimas horas, girl! Acredita que este post
    despertou umas saudadezinhas em mim? rsrs. Eu gosto demais da música 'Stay', do Oingo
    Boingo e até hoje a ouço com certa regularidade, rsrs. Por causa dela fui fazer pesquisa sobre
    a banda e descobri que o Danny Elfman é casado com a atriz Bridget Fonda, filho do Peter, rsrs.
    Bem, quanto ao bolo, já copiei a receita, deve ficar divino.

    Um beijo e ótimo fim de semana

    ReplyDelete
  3. Oi Tati!!! Gosto muito de figos, e vou fazer a sua receita !!! HUmmmm
    Eu sou meio "parada no tempo" para música, e também não fico "caçando" bandas novas!
    Adorei o clip que você encontrou, fiquei até emocionada, acho que fazia uns 20 anos que eu não assistia, até publiquei no meu face, valeu!!!!!

    ReplyDelete
  4. Adoro bolos, figos, avelãs e mel, parece-me bem!
    Eu também tive as minhas fases na música, e que bom que elas fazem parte da nossa vida.
    Um beijinho.

    ReplyDelete