20.8.14

muffin de banana, chocolate e chia


Eu que não sou dada a modinhas, agora estou na onda dos "grãos saudáveis", que curam doenças e nos tornam imortais. Tenho aqui em casa para usar chia, gergelim, amaranto, quinua, painço, trigo de sarraceno, nas suas mais diferentes formas: farinha, farelo, flocos, integrais, etc. A motivação é curiosidade, mesmo, e entrar na moda de vez em quando - melhor que usar animal print. Bom, a chia já usava há um tempo misturando no mingau de aveia, ficou bem boa no muffin, aliás, este é o primeiro muffin sem ovos que eu gostei, ficou fofinho - e não borrachudo como outros que já experimentei. Receita daqui.
E a música chicletinho da semana foi Little Talks, vi a banda tocando no programa do Graham Norton - esse horário a TV tá sempre ligada e ninguém assistindo, ouvi de passagem e depois viciei.

2 xícaras farinha de trigo com fermento*
3 colheres (sopa) sementes de chia
½ xícara coco ralado
⅔ xícara açúcar
1 xícara banana amassada
7 colheres (sopa) manteiga, derretida e fria
½ xícara leite
⅔ xícara chocolate ao leite, picado (usei meio-amargo em gotas)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Peneire a farinha, adicione sementes de chia, coco e açúcar numa tigela e reserve. Em outra tigela coloque a banana, mateiga derretida e o leite. Adicione à mistura de farinha, misture rapidamente e coloque o chocolate, mexa até toda a farinha ser envolvida à massa, não misture demais. Coloque a massa nas forminhas, guarde alguns pedacinhos/gotas de chocolate para colocar no topo Asse por 20min, ou até um palito sair seco.
rende: 12 bolinhos
*para 1 xícara de farinha de trigo, coloque 1 colher (chá) fermento em pó, ¼ colher (chá) bicarbonato de sódio e ¼ colher (chá) sal.

4 comments:

  1. Nunca usei a chia me bolos uso no iogurte.
    Achei os muffins lindos e imagino que tenham ficado uma delicia
    bjs

    ReplyDelete
  2. Gosto muito de chia e sim, apesar de modas, faz bem :)
    Devem ser deliciosos esses muffins.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  3. Que receita deliciosa.
    Bjks continue assim.

    http://feitocomm.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
  4. Tati eu também entrei nessa "moda", por uma boa causa, a nutricionista da minha mãe disse que esses grãos aumentam a imunidade, e nos intervalos das sessões de quimioterapia, colocamos em vários pratos como saladas, sucos, vitaminas ... E deu resultado! O tratamento dela estava parado devido a anemia, mas depois da inclusão dos grãos ela voltou a ficar saudável e foi liberada para dar continuidade ao tratamento. Gostei dos Muffins, acho lindo os seus gordinhos, o meus não sei o que acontece que murcham!!!rs

    ReplyDelete