20.5.14

muffin de banana e macadâmia - e o espírito das copas passadas


Falta menos de um mês para começar a copa, eu não vejo a hora da copa começar, porque aí vai faltar somente mais um mês para terminar e todos estaremos libertos de ver a cara do Neymar a cada esquina, a cada canal de TV. Aqui em casa marido e eu não damos a mínima pra futebol. Mentira, eu odeio, meu vizinho são-paulino que grita como um troglodita e assusta o meu tão assustado gato Francis. Daí que esse clima tão forçado pela mídia e comércio me trouxeram os espíritos das copas passadas (assim como naquele conto do Dickens). Na última só me lembro de sair para fazer compras no mercado, estava vazio, nós e um casal de idosos éramos os únicos clientes, os funcionários olhavam para gente como se fôssemos alienígenas. Em 2006 lembro de um jogo eliminatório, todo mundo em clima de festa, eu e meu então namorado fomos visitar a avó dele, enquanto ela fazia bolinho de chuva para nós, escutava os berros do povo - tinha um bar quase do lado da casa dela - aliás, berro vira a língua natural do torcedor, esse bom selvagem. Aí a seleção perdeu, os bolinhos estavam quentinhos e gostosos, ninguém falou sobre futebol no café da tarde, e o bar do lado fechou, tamanha desolação. Foi divertido ver a tristeza alheia por algo tão idiota, confesso. Ah, 2002 foi a melhor copa de todas! Lembro de escutar fogos de madrugada, passar um tempo pensando no motivo, até lembrar que era a vizinhança acordando pro jogo. Morava com meus pais, e o máximo que fizemos foi levantar para o xixi da madrugada e voltar para a cama. A copa presente pretendo fazer o de sempre: fugir de torcedores, fugir do Galvão Bueno, fingir que nada está acontecendo, fazer cara de paisagem para qualquer ser vivo que se interesse por futebol. Só não posso deixar passar em branco esta receita, um dos melhores muffins dos últimos tempos, leva banana, o que mais poderia dizer? Receita daqui.

1½ xícara farinha de trigo
1½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
pitada de noz-moscada
1¼ xícara banana amassada (cerca de 3 bananas)
½ xícara açúcar
¼ xícara açúcar mascavo - aperte para medir
½ manteiga, derretida
¼ xícara leite integral
1 ovo grande
1 xícara de macadâmias picadas (uso dividido)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Nuna tigela grande misture a farinha, bicarbonato, sal e noz-moscada. Em outra tigela misture a banana, açúcares, manteiga, leite e ovo. Combine as duas misturas, colocando os ingredientes molhados na tigela dos secos, mexa rapidamente, só para incorporar, em seguida coloque metada de macadâmias, misture novamente. Coloque a massa em forminhas de muffin, e sobre a massa distribua as macadâmias restantes. Asse até passar no teste do palito, espere esfriar e coloque em gradinhas.
rende: 12 muffins.

8 comments:

  1. Futebol tem prós e contras e há quem adore e a quem seja indiferente...
    Estão lindos os teus muffins e tão apetitosos!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  2. Odeio gatos

    ReplyDelete
    Replies
    1. hahahha
      eles lhe odeiam também, acredite.

      Delete
  3. Que SHOW de receita... Huuuuuuuuuummmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Bom dia Tati!
    kkkkkk, adorei os teus dias de copa!
    Não gosto de futebol, mas sempre assisti aos jogos da copa, principalmente por ter um pai fanático em futebol (tenho vergonha de escrever isso, pois fanático é uma palavra forte, mas não tenho outra mais propícia)! Quando cresci e criei asas, não assisti mais os jogos - sabia que aquele corpo não me pertencia - hehehe! Na última copa tive uma recaída e assisti alguns jogos, pois tinha um casal de amigos brasileiros me visitando. Já esse ano uma amiga brasileira me ligou pedindo para assistirmos o jogo juntas e eu disse que só se fosse morrrrrrrrrrrrrrrrrrrta :-) Vade retro...
    Bom vamos falar de coisa boa, né?! Adorei esses maravilhosos muffins, pois sou apaixonada por macadâmia e comeria no minimo uns dois desses no meu café-da-manhã - nham, nham...
    Te desejo um ótimo dia.
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
  5. Eu também dispenso o futebol.
    Mas estes muffins não, adoro, com banana e macadâmia, que lindos.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  6. Quando eu era criança, tinha essa coisa de ir para a casa do tio assistir e todas simpatias e tal. Acho que a minha mami me levava, mais pelo convívio e a participação familiar em si do que qq outra coisa, assim como o natal.

    E depois que a infância passou, nunca mais tive que assistir nada dessas coisas. Qdo tinha algum namorado que gostava de futebol, deixava ele assistindo em paz ou - se eu estivesse muito apaixonada - assistia junto por alguns minutos (mesmo).
    O meu marido, assim como eu, nem se importa com isso. Temos os bichos todos aqui e nem saimos para que eles não fiquem sozinhos e assustados, pelo menos estamos em casa tb e assim todos podem se embolar debaixo das cobertas e ficarem tranquilos.

    Tomara que chova bastante nos próximos meses, a Cantareira precisa muito da chuva. ;)

    ReplyDelete
  7. Amei a receita!!! Quanto ao futebol eu gosto mas não sou fanática!!!!

    Bjs.

    ReplyDelete