quinta-feira, 3 de abril de 2014

bolo de chocolate com cobertura de coco e pecãs


Desde que desenformei este bolo sabia que não conseguiria uma boa foto dele, o cacau combinado com o bicarbonato resultou numa cor muito intensa de chocolate. Mas assim que consegui arrancar o primeiro pedaço (recomendo fortemente que coloquem papel manteiga no fundo da forma), decidi que precisaria postar com foto boa ou ruim porque o bolo é absolutamente delicioso.
Passei semanas, talvez meses, com vontade de um bolo de chocolate, mas não conseguia me decidir se queria um bolo simples, amanteigado, com ou sem cobertura, com ou sem recheio, etc. Até que me lembrei deste, e também do montão de coco flocado que tinha na geladeira. Achei inusitado (pelo menos pra mim) assar a cobertura no grill do forno, fica uma mistura de cocada e caramelo, enfim: façam este bolo! Receita do sempre incrível Baking Unplugged.

massa:
10 colheres (sopa) manteiga amolecida
1 ⅔ xícara açúcar
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 colher (chá) baunilha
pitada de sal
1 ½ xícara + 2 colheres (sopa) farinha de trigo
½ xícara + xícara cacau em pó
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) fermento em pó
1½ xícara café forte, frio ou morno

cobertura: 
3 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
¾ xícara açúcar mascavo - aperte para medir
¼ xícara creme de leite
1 ½ xícara coco em flocos adoçado
⅔ xícara pecãs, bem picadas
¼ xícara chocolate picado, ou em gotas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe (melhor cobrir o fundo com papel manteiga). Numa tigela média bata a manteiga e o açúcar, até ficar cremoso - cerca de 1 minuto, eu usei fouet. Então coloque os ovos, um a um. Continue misturando até a massa ficar cremosa. Acrescente a baunilha e sal. Peneire a farinha, cacau, bicarbonato e fermento diretamente sobre a tigela. Por último coloque o café. Delicadamente vá misturando a massa, até ficar lisa. Coloque a massa sobre a forma preparada, nivele e leve ao forno até um palito sair com um pouquinho de migalhas grudadas, cerca de 40min.
Assim que retirar o bolo do forno, aqueça o grill. 
Para preparar a cobertura, numa tigela média bata a manteiga e o açúcar até virar um creme, coloque o creme de leite e mexa mais um pouco. Adicione o coco, pecãs e chocolate, misture bem. Espalhe esta mistura sobre o bolo. Leve ao forno por 2 a 3min, ou até começar a borbulhar e dourar. Deixe esfriar completamente e desenforme.
rende: 12 porções.

4 comentários:

  1. Ainda bem que publicaste, pois deve ser mesmo uma delícia!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser delicioso! Essa cobertura em género de cocada caramelizada deve ser fabulosa.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Tem um aspecto super delicioso
    Apetece mesmo dar uma dentada
    Adorei
    bj

    ResponderExcluir