16.1.14

cobbler de maçãs



Toda vez que abria a gaveta de legumes da geladeira olhava aquele monte de maçãs e pensava que deveria fazer algo com elas. Fato é que acho maçãs tediosas, talvez porque é a fruta mais assídua da minha vida, tem o ano inteiro em casa, sempre compro - mais por hábito adquirido do que gosto. Aí algumas vezes elas se acumulam e quase me esqueço delas. Esta receita foi a mais fácil e prática que encontrei para dar fim nas maçãs enrugadas da minha gaveta. Também havia me esquecido deste livro que comprei meses atrás e queria estrear uma receita dele de qualquer jeito, aliás, este livro é ótimo para ler antes de dormir, ler uma receita de ketchup de cogumelos (!!) fez meu sono aparecer rapidinho = D

Antes da receita queria agradecer cada comentário, cada palavra de carinho e apoio que recebi de vocês. Já respondi individualmente nos comentários, mas acho que externar gratidão nunca é demais!

4-6 maçãs (usei pink lady e gala)
½ xícara açúcar
½ xícara farinha de trigo
2 colheres (sopa) farinha de amêndoas
½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
8 colheres (sopa) manteiga, gelada e cortada em cubinhos
1 ovo
½ colher (chá) baunilha

Descasque as maçãs e corte em cubos de 2cm, deixe numa tigela com água para não escurecer. Unte com manteiga um refratário de 20cm. Escorra a água das maçãs, adicione ¼ xícara de açúcar e misture, coloque no refratário e reserve. Numa tigela coloque o açúcar restante, as farinhas, fermento e sal, misture bem e adicione a manteiga em cubinhos, misture bem com as pontas dos dedos, formando uma farofinha (você pode fazer até aqui no processador, eu tive preguiça de montar e lavar tudo depois). Adicione o ovo e baunilha, misture bem. Coloque a massa às colheradas sobre as maçãs, não é necessário espalhar, a ideia é que forme bolotas que vão se encontrar quando assarem. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por uns 35-40min, ou até a massa assar e ficar bem dourada. Sirva morno.

9 comments:

  1. Que aspecto tão delicioso! Gostei muito desta sugestão. Bjs

    ReplyDelete
  2. Eu tb acho maças muito sem graça, poréeem adoro receitas feitas de maça. Bolo por exemplo, é um dos meus preferidos :)
    Com uma bola de sorvete do lado esta receita ficaria uma delicia.

    Beijos

    ReplyDelete
  3. Adoro cobbler e este teu está mesmo lindo!
    Beijinhos,
    Lia.

    ReplyDelete
  4. Uma boa maneira de gastar as maças.
    Ficou uma sobremesa deliciosa.
    Eu gosto de sobremesas com maça mas comer in natura é muito raro
    bj

    ReplyDelete
  5. Adoro cobblers, crumbles e crisps de maçã :)
    Fazem-me sempre sorrir e pensar em conforto!! Lindo.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  6. Querida Tati
    Nunca comi cobbler, mas pelo aspecto e ingredientes usados sei que vou gostar!
    Você merece todo carinho recebido!
    Falando em carinho... amanhã tem receitinha tua lá no blog:)
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
  7. Muito boa a receita!!!

    Bjs......

    ReplyDelete
  8. Eu tinha essa cisma com maçãs, dei um tempo de comprar justamente pra não pegar bode (que foi o que aconteceu com pera). :S
    Essas sobremesas quentinhas tem todo o lugar no meu coração, adoro, como no calorão mesmo, suando, e depois tomo um banho gelado, haha.
    Ah, esse livro... Comprei de embalo por causa de uma dica e está lá na estante, acumulando poeira. Nem lembro que existe.

    xx

    ReplyDelete