segunda-feira, 24 de junho de 2013

bolo de mexerica


Ou poderia se chamar "bolo da culpa". Juntei a culpa de não ter usado as mexeriquinhas azedas e concentradas que vieram da casa do meus sogros - era pra fazer picolé, mas desanimei com os dias mais frios - mais a culpa de ter comprado outro livro em menos de uma semana (depois que comprei um e-reader pra economizar espaço ficou difícil resistir aos livros e vê-los aparecendo em segundos na tela, sem custo de frete, sem espera de semanas), e eu detesto ter estes rompantes consumistas. O lado bom é que dessas culpas resultou num bolo incrível, perfumado e perfeito: o melhor pound cake que já fiz até hoje. Recomendo muito que façam e comam sem culpa.
 Ligeiramente adaptado do livro da culpa.

bolo: 
2 xícaras cake flour*
1 ¼ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
1 xícara açúcar
raspas de 1 ½ tangerina - cerca de 1 ½ colher de chá
raspas de ½ limão - ¼ colher de chá
120g manteiga, temperatura ambiente
4 ovos grande, temperatura ambiente
¼ xícara suco de tangerina
suco de ½ limão

calda:
½ xícara açúcar
xícara suco de tangerina
suco de ½ limão

Comece pelo bolo, untando e enfarinhando uma forma retangular (23x10cm), e pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture a farinha, fermento e sal, reserve. Na tigela da batedeira coloque o açúcar e as raspas, esfregue com as pontas dos dedos para soltar os aromas, adicione a manteiga e bata até ficar um creme claro e fofo. Em seguida, adicione os ovos, um a um, batendo bem após cada adição, coloque os sucos de tangerina e limão. Diminua a velocidade da batedeira e coloque aos poucos a mistura de farinha. Coloque a massa na forma preparada, e leve ao forno por 1h, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar na forma por 15min, só então desenforme e deixe amornar. Enquanto isso, prepare a calda colocando o açúcar e sucos numa panelinha, leve ao fogo médio até começar a ferver, em seguida abaixe o fogo, e mexa constantemente até o açúcar se dissolver por completo e a calda engrossar um pouquinho. Vire o bolo sobre um prato e espalhe a calda com o auxílio de uma colher, espalhe sobre as laterais e o restante no topo. Deixe no prato no mínimo 30min antes de servir para o bolo absorver bem a calda.
* para 1 xícara de cake flour, adicione uma colher de sopa de amido de milho e complete com farinha de trigo.


8 comentários:

  1. Muito curioso em saber o gostinho de um bolo de mexirica hein. Eu gosto bastante da fruta e do suco, acho que o bolo com certeza não decepciona. Tb tenho um e-reader, fiquei receoso antes de comprar pensando se seria útil ou não é o melhor presente que eu poderia ter me dado. Muito prático não levar mais livros megapesado por aí. (as crônicas de gelo e fogo que o digam rsrs).
    Um beijo e receita anotada

    ResponderExcluir
  2. Essas fatias ficaram mesmo uma delicia.
    Gostei muito da cor.
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tati,

    Este bolo deve ser delicioso e a receita é simples, vou salvá-la, thanks! rsrs.

    Um beijo e boa noite, querida!

    ResponderExcluir
  4. Tati, que bolo lindo e imagino o aroma e o sabor bem fresco com essa fruta.
    Mexerica é tangerina, não é? :)
    Ando com esses impulsos também, mas prefiro esperar e ter um livro em mãos.
    Ando de olho em mais 3!! rsrs.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. deixa contar que eu comi mexerica (BERGAMOTA, QUE EU SOU GAÚCHA), e não morri de enxaqueca???? que coisa legal, posso até comer seu bolo de culpa agora.

    (e de muita culpa, que estou em SP, numa correria medicinal, e não sei se vou conseguir te veeeeeeeeeeeeeeer, me mata de vergonha e culpa!)

    ResponderExcluir
  6. Olá... Vc acredita que sou fã do seu blog?... Todo dia leio um pouco, engraçado isso, esse mundo virtual faz essas loucuras, até parece que te conheço, rs...
    Olha amei, amei e amei fazer o cinnamon, tinha gosto de saudade e agora é ponto de honra fazer para as minhas irmãs... O muffin de morango e laranja foi um sucesso entre o marido, sogros e vizinhos, porém, contudo, entretanto e todavia, já fiz duas vezes esse bendito bolo e a massa talha na hora do limão... O que faço de errado?... Mas como eu sou brasileira, vou até o fim e ainda assim o meu marido come tudo.
    Parabéns pelo blog, é ma fofura.
    Beijos
    Paloma

    ResponderExcluir
  7. Tati, fiz esse bolo e estamos nos deliciando. Deixei a calda que sobrou de um dia para o outro e, com ela mais encorpada, coloquei por cima e absorveu bem. Ficou delicioso!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Tatiane, esse bolo de mexerica está me chamando, tá um aspecto bom demais!!
    Bj e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir