quinta-feira, 7 de março de 2013

polenta cremosa com cogumelos


Se nunca fui muito assídua com as postagens aqui no blog, nos últimos meses a coisa piorou. O motivo é muito justo: estou grávida, pouco mais de cinco meses. No começo os enjoos me tiraram da cozinha e não tinha jeito mesmo de cozinhar. Aos pouquinhos essa fase foi passando, mas entre as tantas esquisitices da gravidez, meu desejo por comer doces diminuiu drasticamente, e estou achando isso ótimo, pois além de controlar o ganho de peso (dedinhos cruzados!) aproveito a fase para comer coisas mais nutritivas - e menos saborosas, pois nada é perfeito.
Desse jeito, quem perde é o blog, já que doce sempre foi o forte por aqui - e meu forte na cozinha também. Na maior parte dos dias eu vivo de gororobas, nada muito elaborado ou atraente, mas de vez em quando pego meus livros de receitas e procuro algo mais interessante para preparar, e este também é um jeito de manter o blog funcionando. Por enquanto, deixo com vocês esta polenta, coisa simples e figurinha repetida dos meus almoços. Receita desse livro lindo.

para o molho de cogumelo:
1 cebola picada
2 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) manteiga
500g cogumelo finamente fatiado (usei o paris)
1 colher (sopa) alho picadinho
tomilho fresco
sal e pimenta-do-reino moída na hora

para a polenta:
4 xícaras água
1 xícara fubá (sêmola de milho fica ainda melhor)
sal a gosto
3-4 colheres (sopa) manteiga 
½ xícara cream cheese (ou requeijão, mascarpone)
⅓ xícara parmesão ralado

Para o molho, aqueça numa frigideira o azeite, coloque a cebola e refogue bem até deixá-la macia, retire do fogo e reserve. Adicione a manteiga na mesma frigideira e em seguida coloque o cogumelo, cozinhando em fogo baixo por uns 8min. Retorne a cebola na panela e adicione o alho e o tomilho, deixe cozinhar um pouquinho, acerte o sal e pimenta. Reserve.
Para a polenta, misture água e fubá, misture. Mexa constantemente com uma colher de pau, por cerca de 30min. Acerte o sal, coloque a manteiga, mexa até derreter e sem seguida coloque o queijo cremoso e misture. Reaqueaça os cogumelos. Distribua a polenta em potinhos individuais, o molho por cima e finalize com o parmesão.
rende 4 porções.