quinta-feira, 7 de março de 2013

polenta cremosa com cogumelos


Se nunca fui muito assídua com as postagens aqui no blog, nos últimos meses a coisa piorou. O motivo é muito justo: estou grávida, pouco mais de cinco meses. No começo os enjoos me tiraram da cozinha e não tinha jeito mesmo de cozinhar. Aos pouquinhos essa fase foi passando, mas entre as tantas esquisitices da gravidez, meu desejo por comer doces diminuiu drasticamente, e estou achando isso ótimo, pois além de controlar o ganho de peso (dedinhos cruzados!) aproveito a fase para comer coisas mais nutritivas - e menos saborosas, pois nada é perfeito.
Desse jeito, quem perde é o blog, já que doce sempre foi o forte por aqui - e meu forte na cozinha também. Na maior parte dos dias eu vivo de gororobas, nada muito elaborado ou atraente, mas de vez em quando pego meus livros de receitas e procuro algo mais interessante para preparar, e este também é um jeito de manter o blog funcionando. Por enquanto, deixo com vocês esta polenta, coisa simples e figurinha repetida dos meus almoços. Receita desse livro lindo.

para o molho de cogumelo:
1 cebola picada
2 colheres (sopa) azeite
2 colheres (sopa) manteiga
500g cogumelo finamente fatiado (usei o paris)
1 colher (sopa) alho picadinho
tomilho fresco
sal e pimenta-do-reino moída na hora

para a polenta:
4 xícaras água
1 xícara fubá (sêmola de milho fica ainda melhor)
sal a gosto
3-4 colheres (sopa) manteiga 
½ xícara cream cheese (ou requeijão, mascarpone)
⅓ xícara parmesão ralado

Para o molho, aqueça numa frigideira o azeite, coloque a cebola e refogue bem até deixá-la macia, retire do fogo e reserve. Adicione a manteiga na mesma frigideira e em seguida coloque o cogumelo, cozinhando em fogo baixo por uns 8min. Retorne a cebola na panela e adicione o alho e o tomilho, deixe cozinhar um pouquinho, acerte o sal e pimenta. Reserve.
Para a polenta, misture água e fubá, misture. Mexa constantemente com uma colher de pau, por cerca de 30min. Acerte o sal, coloque a manteiga, mexa até derreter e sem seguida coloque o queijo cremoso e misture. Reaqueaça os cogumelos. Distribua a polenta em potinhos individuais, o molho por cima e finalize com o parmesão.
rende 4 porções.

6 comentários:

  1. Olá Tati,
    parabéns pela gravidez! eu realmente estranhei sua ausência, mas assim explica tudo!
    O pior são os enjoos, mas pela positiva ajuda a controlar o peso.
    Adorei essa polenta cremosa com os queijos e os cogumelos. Comeria com a maior satisfação :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Que prato delicioso!
    Adorei o blog e Muitos Parabéns pelo bebezinho que vai chegar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eeeeeeeba, que notícia boa, Tati! Parabéns pelo novo pimpolho, estou aqui com o meu dormindo no meu colo e te digo: nao tem coisa melhor que esse cheirinho de cabeça de neném! Kkkkkk! Precisando de alguma coisa estou por aqui!

    Beijoca na dupla!

    ResponderExcluir
  4. Ahh, logo logo esse bebezinho vem ao mundo e o blog vai mudar mais uma vez, agora cheio de papinhas e sobremesas de nenem rsrs.
    Por enquanto vamos aproveitando essa polenta linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. quero polenta! lendo sua receita me dá até uma coragem de fazer, viu. tenho medo de fazer massa de reboco, e perder uma coisa tão gostosa...

    nham.

    beijo na pança! :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Tatiane, primeiro, parabéns pela gravidez, que os próximos meses sejam de saúde e tranquilidade!
    Sabe que nunca comprei ou preparei cogumelos, preciso me redimir, pois parece um ótimo complemento para polenta.
    Um abraço!

    ResponderExcluir