21.3.13

muffin de pimentão, queijo e tomilho


Estava folheando o livro em busca de uma receita de brownie, olhei para a foto desse muffin e logo vi que tinha todos os ingredientes em casa, abandonei imediatamente minha fissura por chocolate e fui para a cozinha. No original vai manjericão, mas agora minha plantação caseira de tomilho foi pra frente e preferi fazer esta substituição. Ficam muito fofinhos, ótimos com um pouco de manteiga e minha única ressalva é colocar mais pimentão na massa! Receita do The Art & Soul of Baking.

2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
¾ xícara (85g) queijo de cabra, picado
½ xícara (112g) pimentão vermelho assado e picado
1 colher (sopa) tomilho fresco, picado (ou use 1 colher de chá do seco, ou 3 colheres de sopa de manjericão fresco, picadinho)
1 xícara buttermilk*
¼ xícara azeite
1 ovo grande

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte e enfarinhe 12 forminhas de muffins. Numa tigela grande coloque a farinha, fermento, bicarbonato e sal, misture bem. Em outra tigela coloque o queijo, pimentão (eu não assei no forno, apenas coloquei alguns pedaços sobre uma frigideira anti-aderente, sem óleo, e deixei por alguns minutos, virando para não queimar, até que o pimentão estivesse macio, e piquei) e tomilho. Numa terceita tigela coloque o buttermilk, azeite, ovo e mexa bem, em seguida despeje esta mistura sobre a tigela dos ingredientes secos, mexa ligeiramente para combinar (a massa deverá ficar com uns carocinhos, não mexa demais), por fim, adicione a mistura de pimentão e queijo. Mexa para incorporar, e coloque a massa nas forminhas preparadas. Leve ao forno por 18-20 min, ou até que um palito saia seco. Deixe esfriar por uns 5 min, passe uma faquinha para desgrudar da forma, e deixe esfriar sobre uma gradinha. Sirva morno.
* para o buttermilk misturei leite com uma colher de chá de vinagre branco, deixei por alguns minutos.
Fiz meia receita acima, e obtive 6 muffins em forminhas com capacidade para 80ml.