21.3.13

muffin de pimentão, queijo e tomilho


Estava folheando o livro em busca de uma receita de brownie, olhei para a foto desse muffin e logo vi que tinha todos os ingredientes em casa, abandonei imediatamente minha fissura por chocolate e fui para a cozinha. No original vai manjericão, mas agora minha plantação caseira de tomilho foi pra frente e preferi fazer esta substituição. Ficam muito fofinhos, ótimos com um pouco de manteiga e minha única ressalva é colocar mais pimentão na massa! Receita do The Art & Soul of Baking.

2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
¾ xícara (85g) queijo de cabra, picado
½ xícara (112g) pimentão vermelho assado e picado
1 colher (sopa) tomilho fresco, picado (ou use 1 colher de chá do seco, ou 3 colheres de sopa de manjericão fresco, picadinho)
1 xícara buttermilk*
¼ xícara azeite
1 ovo grande

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte e enfarinhe 12 forminhas de muffins. Numa tigela grande coloque a farinha, fermento, bicarbonato e sal, misture bem. Em outra tigela coloque o queijo, pimentão (eu não assei no forno, apenas coloquei alguns pedaços sobre uma frigideira anti-aderente, sem óleo, e deixei por alguns minutos, virando para não queimar, até que o pimentão estivesse macio, e piquei) e tomilho. Numa terceita tigela coloque o buttermilk, azeite, ovo e mexa bem, em seguida despeje esta mistura sobre a tigela dos ingredientes secos, mexa ligeiramente para combinar (a massa deverá ficar com uns carocinhos, não mexa demais), por fim, adicione a mistura de pimentão e queijo. Mexa para incorporar, e coloque a massa nas forminhas preparadas. Leve ao forno por 18-20 min, ou até que um palito saia seco. Deixe esfriar por uns 5 min, passe uma faquinha para desgrudar da forma, e deixe esfriar sobre uma gradinha. Sirva morno.
* para o buttermilk misturei leite com uma colher de chá de vinagre branco, deixei por alguns minutos.
Fiz meia receita acima, e obtive 6 muffins em forminhas com capacidade para 80ml.


8 comments:

  1. Interessante... Eu também trocaria um brownie de chocolate por um muffin de pimentão. Gosto muito de salgado e pimentão. Está linda a foto e deve ter ficado delicioso. Beijos, Paula

    ReplyDelete
  2. Que delicia,bela combinação de ingredientes!
    bjs

    ReplyDelete
  3. Com esses ingredientes tem que estar uma delicia.
    Ficaram bem lindos.
    Bjs

    ReplyDelete
  4. Uau Tati,
    imagino o sabor desse muffin, pois amo pimentão.
    O meu grande problema é que embora eu adoro não posso comer, pois sou alérgica :(
    Te desejo um lindo fim de semana.
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
  5. Delicia! Gostei muito do seu blog. Já sou seguidora!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ReplyDelete
  6. Olá Tati, eu adoro muffins salgados :)
    E sim, o tomilho foi uma opção excelente, adoro o seu aroma.
    Ficaram super fofos. Beijinhos.

    ReplyDelete
  7. Hmmmm, muffin salgado, excelente sugestão!
    Que bom aspecto. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  8. sabe que eu nunca sei qual é o tomilho? sei que tem uma dessas plantinhas que eu não curto, tem um gosto forte demais, metálico... qual seria, né?
    adoro muffin salgado. tenho que pegar minhas forminhas no sudeste, e trazê-las pra cá, aí retomo a vida de muffin/cupcake. agora eu tenho forno :)

    ReplyDelete