10.1.13

crumble de maçã verde


Costumo gostar de maçã verde para comer pura, igual às maçãs vermelhas, mas o último par comprado desafiava meu paladar: ácidas e azedas demais. E olha que tenho boa tolerância com azedos. Achei uma grande injustiça para com as maçãs: irem para o lixo só porque não estavam de acordo com meu gosto, e lá fui procurar uma receita nova de crumble (a sobremesa mais rápida de fazer e comer aqui em casa), dei de cara com esta logo na primeira busca. Somente fracionei a receita para as maçãs disponíveis, no mais ela é irretocável, e foi daquelas sobremesas que enquanto eu e o marido comíamos a salada niçoise do almoço olhávamos ansiosos para os potinhos de crumble que esfriavam sobre a bancada :)
Receita desse livro.

cobertura:
1 ½ xícara farinha de trigo
½ xícara açúcar mascavo
2 colheres (chá) canela em pó
¾ xícara manteiga gelada
1 xícara amêndoa em lascas

recheio:
¾ xícara açúcar
3 colheres (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) raspas de limão
1 ½ colher (chá) canela em pó
¾ colher (chá) noz-moscada, ralada na hora
8 maçãs granny smith, pequenas

Comece pela cobertura. Numa tigela misture a farinha, açúcar e canela, adicione a manteiga cortada em cubinhos, e com as pontas dos dedos, faça uma farofinha, acrescente as amêndoas, misture e reserve na geladeira. Se preferir, a cobertura pode ser feita com até 3 dias de antecedência, mantenha coberta na geladeira. Para o recheio, misture numa tigela o açúcar, farinha, raspas de limão, canela e noz-moscada, adicione as maçãs - descascadas e finamente fatiadas em meia-lua - misture bem. Unte uma refratário de 33x23cm*, coloque as maçãs às colheradas e por cima salpique a cobertura. Leve ao forno até as maçãs ficarem macias e o topo dourado. Espere esfriar um pouco, mas sirva morno.
*Fiz ¼ da receita acima e coloquei em 3 potinhos individuais.

11 comments:

  1. Fabulosa. Acredito que seja mesmo uma delícia. Beijinho

    ReplyDelete
  2. Adoro crumbles e esse ficou super delicioso.
    bj

    ReplyDelete
  3. Crumble é uma coisa que eu ainda tenho que provar.
    Tenho certeza que vai ser do tipod e receita que eu vou repetir muuuito .
    Com maçãs deve ficar delicioso.
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Tati minha querida, passei para te desejar Feliz 2013!
    Ainda estamos com um café pendente, vamos marcar um dia desses.
    Em casa crumble também é assim, vapt-vupt pápum. Nunca fiz de maçãs verdes, mas deve ter ficado ótimo.
    Beijão :-)

    ReplyDelete
  5. Que bom ver você por aqui Tati! :)
    Eu adoro crumble de maçã, ainda no outro dia fiz, é uma sobremesa de conforto. E adoro esse livro!
    Um beijinho querida.

    ReplyDelete
  6. Oi, Tati,

    Antes de mais nada, FELIZ 2013! que este ano seja muito bom para você, viu? rsrs.
    Que belo emprego que você deu às maçãs azedas, deve ter ficado uma delícia, justamente por causa da mistura de sabores azedo + doce, rsrs.

    Beijo!

    ReplyDelete
  7. Oi Tati,
    Eu adoro crumbles!!! O seu ficou D+++!!!! AMEI!!!
    Grande beijo, Irene

    ReplyDelete
  8. DELÍCIOSO....GOSTO DE COLOCAR TB PARA FICAR UM POUCO ENGORDIET.....SORVETE!!!!!

    BJS...BOM FDS!!!!

    ReplyDelete
  9. Bom uso para essas maçãs menos deliciosas. :D
    Um crumble é sempre bem vindo.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  10. Como vai Tati , tudo bem com vc , vim dar uma espiadinha nas novidades por aqui , boa semana para vc
    até mais

    ReplyDelete
  11. Esse livro é uma maravilha, não, querida?
    Eu me acabo com crumbles, adoro, mesmo no calor. Que delícia esse seu, hein?
    xx

    ReplyDelete