1.11.12

nuggets de frango


Sou do time dos que preferem fazer em casa a comprar pronto, e o principal motivo não é porque eu gosto de cozinhar - às vezes me irrita bastante precisar entrar na cozinha por obrigação. É que na grande maioria dos casos fazer em casa é tão mais saboroso, e os alimentos processados são tão horríveis e incomíveis que vale a pena se esforçar um pouco mais pra fazer a própria comida. Nuggets são um ótimo exemplo, eu fico com preguiça de moldar um por um, empanar, congelar... aí na hora de comer vejo que a trabalheira compensou. Faço essa receita faz um tempinho, achei no Strawberry Crumble, com algumas adaptações. 

2 peitos de frango, médios
1 cebola
1 dente de alho
2 a 3 colheres (sopa) maionese
temperos a gosto - coloco o que tiver, o que achar que vai ficar bom, neste coloquei cebolinha picada, pimenta dedo-de-moça picadinha sem sementes, pimenta-do-reino, mostarda em pó, sal

para empanar:
farinha de trigo
ovo
pão ralado (eu gosto de usar panko, vende na Liberdade, já usei farinha de rosca e não recomendo, ralar um pão duro no ralo grosso empana melhor)

No processador coloque a cebola e o alho para deixar tudo picadinho (se preferir, pique tudo na faca), coloque a carne de frango, temperos e maionese. Processe até ficar bem moído - eu já coloco o frango cortado em cubos para facilitar.Retire do processador e coloque numa tigela.
Com o auxílio de 2 colheres, molde os nuggest, fazendo bolinhos achatados, passe pela farinha de trigo (fica uma massa bem pegajosa, só depois de passada na farinha é que será possível moldar direito com as mãos). Passe pelo ovo batido e por último pelo pão ralado. Leve para congelar em aberto, colocando uma assadeira baixa, mantendo distância entre eles e depois guarde em sacos plásticos. Faço sempre assados, por isso não espero descongelar, já coloco direto no forno pré-aquecido por uns 25-30min, virando na metade do tempo. Para assar, uma assadeira anti-aderente é melhor, deixa mais douradinho.
Rende aproximadamente 35 nuggets.


9 comments:

  1. Olá Tati,
    eu também prefiro fazer a minha fast food em casa :)
    Adoro fazer nuggets, os seus ficaram lindos.
    Faço de maneira diferente, um dia mostro, mas sempre no forno, mais saudáveis!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  2. Ficaram perfeitos,por acaso nunca fiz.
    Mas hei-de expermentar
    bj

    ReplyDelete
  3. NUNCA FIZ EM CASA, ASSIM ACHO QUE ME ANIMO!!!!
    FICOU LINDO!!!!
    E COM CERTEZA MARAVILHOSO!!!!

    BJS...UM ÓTIMO FERIADO!!!

    ReplyDelete
  4. Tati,

    Os nuggets caseiros são mais saborosos e mais confiáveis, levando em conta que as próprias lojas que os vendem, às toneladas, já admitiram que até os ossos do frango entram nos tais "bolinhos", rsrs.
    Estes também ficaram bem bonitinhos.

    Beijo, boa noite e bom feriado!

    ReplyDelete
  5. Oi Tatiane, deve realmente ficar bem mais saboroso.Nunca fiz em casa.Só consumo uma única marca industrializada por achar as demais terrívei de se comer.Na verdade são os filhos quem mais comem, eu quase não os como.Mas caseiro acho que entraria na disputa com eles, rsrs.Adorei e guardarei a receita para um futuro preparo.Beijos querida, um ótimo feriado.

    ReplyDelete
  6. Nuggets!!! Gosto tanto!!!
    Não sei porque razão ainda não os fiz em casa... Mas parece-me que esta para breve. :)
    Ficaram perfeitos e acredito que muito melhores que os comprados. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  7. Olá Tatiane, gostei muito da receita e vou experimentar.
    Passo depois p/ contar ok?

    Eu comprava muito os de cx, mas lendo a embalagem descobri que colocam pele de frango o que achei um horror e nunca mais comprei.

    Bjssssssssss e uma semana linda e com muito sucesso.

    ReplyDelete
  8. meu sobrinho é um bom consumidor de nuggets. com bebêquiu, quétichupe e bostada, claro. e pra ele, eu me arriscaria na aventura desse processo todo. ;)

    ReplyDelete
  9. Que delícia! Eu tbm prefiro mil vezes fazer em casa essas coisas. Não aguento aquela gordura toda dos nuggets industrializados... Deus me livre!
    Bj!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ReplyDelete