6.11.12

mousse de chocolate meio-amargo


Normalmente faço as receitas que posto aqui nos finais de semana, assim evito a gula diária e às vezes distribuo por aí. E eu tiro as fotos no mesmo dia, no máximo dia seguinte, mas só vou editar as fotos, escrever o texto durante a semana, aí bate uma saudade! Enquanto selecionava as fotos, não pensava em qual ficou melhor, só conseguia pensar que queria muito comer algumas colheradas dessa mousse novamente... Eis um post cheio de saudade, minha melhor prova de que a receita é boa. E tirei do Baking Unplugged.

100g chocolate meio-amargo, picado ou gotas
1 ovo grande
1 colher (sopa) rum
2 colheres (sopa) açúcar
¾ xícara creme de leite fresco

Derreta o chocolate com ¼ xícara de creme de leite, em seguida adicione a gema do ovo e o rum, misture bem e reserve. Numa tigela bata a clara em neve, até formar picos suaves, acrescente o açúcar, uma colher de cada vez, e bata até ficar mais firme, no ponto em que a clara não cai do fouet. Reserve. Em seguida bata a ½ xícara restante de creme de leite, novamente até formar picos suaves. Numa tigela grande coloque o chocolate derretido, misture delicadamente a clara em neve, em seguida o creme de leite batido. Distribua em potinhos, cubra e leve à geladeira, no mínimo por 2 horas antes de servir.
rende: 4 porções.

9 comments:

  1. Essa mousse esta mesmo de dar agua na boca...já me servia.
    bjs

    ReplyDelete
  2. e eu que nem comi e tô MORTA de saudade dessa mousse?
    :)

    ReplyDelete
  3. Tati querida
    Estou com uma lista enoooorme de receitas tuas para testas e ela acabou de crescer novamente!
    Os italianos amam chocolate meio-amargo e geralmente os doces são feitos com ele! Farei essa receita para o Michele!
    Bjos querida
    Léia

    ReplyDelete
  4. Linda Tati,
    também sou assim, quando revejo as fotos para editar e fazer os posts tem receitas que dá uma saudade...
    Imagino então com uma mousse destas, perfeita e cremosa, sou como você, já me apresento se tem chocolate!!!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  5. Oi Tatiane, eu não consigo ficar guardando as imagens e a receita.Algumas vezes são feitas no improviso e as escrevo direto no blogger, porque se demorar me esqueço como preparei.Acabo de fazer, fotografo e logo depois posto.Mesmo assim qdo vou responder às mensagens vejo as imagens e me dá vontade de comer novamente.Agora com o quadro testado e aprovado onde coloco as receitas que as amigas fizeram e deu certo fico aguada de vontade de comer novamente, rsrs.Sua receita de mousse de chocolate é a favorita da minha filha.Beijos querida, que sua noite seja repleta de paz e benção.

    ReplyDelete
  6. Tati,

    A mousse ficou linda e tenho certeza de que ficou também deliciosa.
    A mousse com ovos é incomparável, em termos de sabor.

    Beijo e boa noite!

    ReplyDelete
  7. Hoje também tenho mousse lá no blog. É bom demais, né? A minha já acabou e continuo querendo mais... Salivei na sua.
    bjs

    ReplyDelete
  8. AMOOOO...MOUSSE!!!
    FICOU SHOWWWW!!!!

    BJS...UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA!!!!

    ReplyDelete
  9. Uso um "método" idêntico, portanto entendo bem essas saudades. :D
    Também não é para menos, eu que não provei, estou deliciado com a imagem!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete