quinta-feira, 8 de novembro de 2012

pão de aveia com linhaça


Percebi que ainda não havia feito pão com aveia, justo eu que gosto de tudo com aveia. Para juntar outra coisa inédita ainda incluí linhaça, nunca experimentei - achava com muita cara de comida de passarinho, mas depois de incorporar no meu dia-dia sementes de abóbora e girassol e gostar, não havia porque deixar a linhaça de fora. Gostei muito do pão, um dos melhores dos últimos tempos, adocicado e bem macio, ótimo para o café da manhã, e vai muito bem com sanduíche também (fiz um improviso no almoço, num sanduíche de provolone derretido com tomate e maçã verde que ficou inusitadamente bom).
Ah, a massa é meio chatinha de sovar, fica mole e sempre evito colocar mais farinha que a receita pede (já tive pães bem duros por isso), com uma batedeira planetária ou colher de pau fica mais fácil, e os tempos de fermentação foram bem mais longos por aqui, nem estava tão frio. A receita tirei daquela revista da Nestlé que nunca lembro o nome.

½ xícara aveia em flocos
40g manteiga
¼ xícara mel
½ colher (sopa) sal
25g fermento biológico fresco
1 ovo
2 ½ xícaras farinha de trigo
2 colheres (sopa) sementes de linhaça

Ferva 1 xícara de água, acrescente a aveia, manteiga e mel. Deixe amornar. Dissolva o fermento em ¼ xícara de água, e adicione à mistura de aveia. Coloque o ovo, farinha (coloque aos poucos) e a linhaça. Misture bem, usando uma colher grande (ou na batedeira). Transfira a massa para uma tigela untada, cubra com filme plástico e deixe num lugar morno e sem ventilação, até dobrar de volume (aqui levou cerca de 1 hora). Sove a massa com as pontas dos dedos, para retirar o ar. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada (pode ser necessário enfarinhar as mãos também), abra a massa formando um retângulo, em seguida dobre-a como uma carta comercial, e enrole bem firme - como um rocambole. Coloque a massa numa forma retangular (22x9cm) untada, e cubra com um pano limpo e seco. Aguarde dobrar de volume, por mais uns 40-45min. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 200ºC, e asse por uns 40min.
Se preferir, pincele manteiga sobre o pão ainda quente e espalhe aveia.

14 comentários:

  1. Tatiane adorei o teu pão,é mesmo ao meu gosto.
    E ficou tão lindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ficou este teu pãozinho, já comia uma fatia ao lanche.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Huumm, pelos ingredientes vi que dá um pão talvez um pouco
    pequeno, para os viciados por pães daqui, rsrs. Tô levando a receita
    pensando em fazer dois pães, rsrs.


    Beijo e boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, coloquei as medidas de meia receita, mesmo. Na receita original rende dois pães, mas aqui em casa é impossível fazer 2, rs.
      beijos

      Excluir
  4. Olá tati,
    estamos em sintonia com pãozinho hoje :)
    Adoro aveia e linhaça em pão, fica muito bom.
    E essa sanduiche com o provolone, tomate e maçã me deixou salivando!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  5. olá, adorei a receita, só uma coisinha rs... compro fermento de tablet fresco e tenho dois aqui que somados da 30g portanto fica sobrando 5g que eu nao terei o que fazer com ele... tem como ajustar a receita para 30g? Se puder fazer esse favor, agradeço antecipado! Miriam Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriam. Acho que por 5g de fermento não vale a pena recalcular toda a receita para acrescentar esta pequena quantidade.
      bjs!

      Excluir
  6. FICOU TUDO DE BOM!!!AMOOOO AVEIA E LINHAÇA!!! COMBINAÇÃO PERFEITA!!!!

    BJS....UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati! Ficou com um aspecto maravilhoso esse pão... Ontem eu fiz pão aqui em casa, mas como não tinha visto sua receita, fiz uma da Palmirinha, que vi no Bem Simples. Ficou muito boa! Estou entusiasmada para começar a fazer pão uma vez por semana aqui em casa... Fica uma delícia, né? rss
    Beijokas!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Tatiane, a revista seria nestle com você? Seu pão ficou lindo e fiquei com vontade de prová-lo.Depois da minha decepção da úlitma tentativa com o pão integral com aveia, nunca mais tentei.Já me animei com essa receita.
    Beijos querida.Tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tati!!!

    Que delícia de pão! Amo pão caseiro, mas durante a semana dou uma maneirada e como só integral industrializado, por falta de tempo para fazer no momento. Ô tristeza! Vou levar essa receita porque assim como você adoro aveia e linhaça coloco até no feijão! rs
    O aspecto do pão ficou divino e a foto também!

    Arrasou!

    Bjs

    PS: aqui em casa somos em dois e essa receita vai encaixar direitinho! ;-)

    ResponderExcluir
  10. Eu e meu marido fizemos hj esse pão espetacular! Já fizemos outros, mas este superou! Muito gostoso e é receita pra 2 pães nao exagerados! Amamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por contar, Silvia! É sempre muito bom saber que a receita deu certo ;)

      Excluir
  11. Maravilhoso esse pãozinho! Muitíssimo obrigado pela receita!

    ResponderExcluir