segunda-feira, 8 de outubro de 2012

pão com pecãs e passas


Os pães andaram sumidos do blog, contudo, não sumiram do meu forno. Decidi aprender um pouquinho mais sobre o assunto, comprei dois livros, num deles tenho praticado mais, o outro é cheio de detalhes, técnicas, descrições, e assim como o Chacrinha, veio para confundir e não para explicar. Mas estou sem pressa, leio devagar, faço outras receitas e um dia estarei preparada para meu primeiro pão sourdough. Enquanto isso não acontece, fermento industrializado tem me ajudado a produzir bons pães. Gosto muito dessa combinação de passas e castanhas - aprendi com meu pai - e quando vi as duas juntas na receita, não hesitei em preparar. Só podia ter feito os cortes diagonais um pouco menos incisivos, mas me empolguei com a faca na mão, rs. Receita veio do How To Make Bread (este livro tem uma versão em português da Publifolha).

35g uva-passa clara
35g pecãs, picadas
200g farinha de trigo
50g farinha de trigo integral
½ colher (chá) sal
¾ colher (chá) fermento biológico seco
180ml água morna

Numa tigela pequena misture as passas e pecãs, reserve. Numa outra tigela coloque as farinhas e sal, misture e reserve. E numa tigela grande misture o fermento e água morna, em seguida adicione a mistura de farinhas e mexa, primeiro com uma colher e depois com as mãos, até a massa ficar homogênea. Cubra a tigela grande com outra tigela menor virada para baixo, formando uma cápsula com as duas tigelas. Espere 10 minutos. Em seguida, adicione a mistura de passas e sove a massa rapidamente: levante uma borda da massa e leve-a até o centro da massa, faça isso 8-10 vezes, girando a tigela, contanto que todas as partes da massa tenham sido sovadas. Cubra novamente com a tigela, aguarde 10 minutos e proceda da mesma forma. Faça isso mais 3 vezes. Quando tiver sovado a massa 4 vezes ao total, mantenha coberta e aguarde 1 hora. Passado o tempo, afunde a massa com a mão, para retirar o excesso de ar. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, dobre cada extremidade da massa sobre o centro dela, enrole a massa, dando mais ou menos o formato de um salsichão, deixando as dobras viradas para baixo e bem seladas. Salpique farinha por cima da massa e faça cortes diagonais na massa, usando uma faca serrilhada. Coloque numa assadeira bem enfarinhada, cubra com um pano e deixe descansar, por mais 30-45min, ou até dobrar de volume. Faltando 20 min para terminar a fermentação, pré-aqueça o forno a 240ºC, coloque uma assadeira alta na última prateleira do forno, e reserve 1 xícara de água. Passado o tempo de fermentação, coloque a massa no forno e a água sobre a assadeira aquecida - formará vapor dentro do forno, isso ajudará a formar uma crosta mais grossa e dourada no pão. Abaixe a temperatura para 200ºC, e asse por 30min, ou até ficar dourado. Para se certificar que o pão está assado, retire o pão da assadeira, bata embaixo, se produzir um ruído oco, está assado. Espere esfriar completamente e embale num saco plástico.

8 comentários:

  1. achei bonitão. passas e castanhas... ai, ai, puro amor.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que os cortes no pão estão perfeitos. Assim podemos ver o seu interior :)

    ResponderExcluir
  3. Ficou bem lindo , adoro pão com frutos secos.
    bem ao meu gosto.
    boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
  4. HUMMMM....FICOU LINDO!!!!
    UMA BELA COMBINAÇÃO!!!

    BJS...

    ResponderExcluir
  5. É tão bom fazermos o nosso pão!
    Também estou lendo um pouco mais sobre pão, quero tentar fazer coisas novas.
    Seu pão está lindo!! :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Querida Tati
    Corro de livro do tipo "Chacrinha" - hehehe!
    Que pão mais lindo! Levarei a tua receita, pois adorei!
    Mil bjos
    Léia

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati, ficou lindo seu pão, não acho que a faca tenha sido usada além da medida.Deu um charme todo pessoal ao seu pão.Adoro pães com grãos e frutas secas.Adorei sua receita com pecãs e passas.Beijos querida e uma linda noite.

    ResponderExcluir
  8. Esse pão ficou com um aspecto lindo e tentador...adorei!
    Bj,

    ResponderExcluir