quinta-feira, 11 de outubro de 2012

crumble de ruibarbo e morangos


Tinha pensado num monte de coisas para falar sobre o ruibarbo - dessa vez tive coragem de pegar aquela bandejinha cheia de talos que mais pareciam talos de beterraba e colocar no carrinho, fechando os olhos para o preço - mas a cobertura desse crumble roubou toda a cena. Nunca havia feito, e sequer imaginado colocar farinha integral, e com a amêndoa moída ficou a perfeição. Por isso, ignorem o ruibarbo - pra ser honesta nem senti o sabor dele, só o morango dá conta do recado - e se concentrem na cobertura que fez deste o melhor crumble que comi. Receita adaptada do Bon Appétit Desserts.

cobertura:
xícara farinha de trigo integral
¼ xícara amêndoas inteiras
2 ½ colheres (sopa) açúcar
2 ½ colheres (sopa) açúcar mascavo
4 colheres (sopa) manteiga, gelada e picada
xícara amêndoas, grosseiramente picadas

recheio:
2 xícaras ruibarbo, descascado e picado
1 xícara morangos picados, sem os cabinhos
¼ xícara suco de laranja
3 colheres (sopa) açúcar
½ colher (sopa) raspas de laranja

Comece pela cobertura, coloque no processador a farinha, amêndoas inteiras e açúcares e pulse para combinar, adicione a manteiga e processe até formar uma farofa mais grossa, por fim coloque as amêndoas picadas e leve à geladeira. Esta etapa pode ser feita um dia antes.
Coloque numa panela o ruibarbo, morangos, suco e raspas de laranja e açúcar e leve ao fogo baixo por uns 10min, ou até o ruibarbo ficar macio - cuidado para ele não se desfazer. Distribua a mistura em recipientes que possam ir ao forno, espalhe a farofinha da cobertura e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 20min, ou até ficar dourado. Espere amornar para servir.
rende 2 porções generosas.