quinta-feira, 4 de outubro de 2012

bolo invertido de banana com melado


Com certeza banana é minha fruta preferida para usar em bolos e muffins, acho que dá um ótimo sabor e não é tão perecível quanto maçãs/peras. Mas bolo invertido era algo que ainda nunca tinha tentado fazer antes - e não faço a menor ideia do motivo. Aí, semanas atrás estava usando bastante o livro do Bill, tentando variar meu repertório no jantar e a formiguinha dentro de mim queria só olhar os doces (como sempre) e esse bolo me chamou muito a atenção, só foi esperar as bananas amadurecerem bastante e correr para o abraço. Modifiquei algumas coisinhas, a principal foi trocar maple syrup por melado de cana - é tão raro caro comprar xarope de bordo, que prefiro usar tudo nas panquecas :)

calda:
50g manteiga
55g açúcar mascavo (usei demerara)
¼ xícara melado de cana
3-4 bananas, cortadas no sentido do comprimento
massa:
100g manteiga, amolecida
230g açúcar
4 ovos
1 colher (chá) baunilha
155g (1 ¼ xícara) farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de sal

Pré-aqueça o forno em 180ºC. Comece pela calda, colocando numa panelinha a manteiga, açúcar e melado, leve ao fogo baixo até o açúcar derreter e calda ficar mais espessa. Despeje a calda sobre uma forma redonda de 23cm* untada e polvilhada com farinha nas laterais e somente untada no fundo. Disponha as fatias de banana por cima da calda, reserve. Na batedeira coloque a manteiga e açúcar, bata até ficar um creme fofo, em seguida adicione os ovos, um a um, e a baunilha. Por último adicione a farinha, fermento e sal (já previamente peneirados e misturados). Despeje a massa sobre as bananas, alise com uma espátula, para nivelar a massa e leve ao forno (coloque uma assadeira por baixo da forma, caso o caramelo transborde) por 35min, ou até que um palito saia limpo quando inserido no centro da forma. Aguarde uns 10min e desenforme o bolo.
* Fiz ⅔ da receita acima e coloquei numa forma redonda de 20cm.

12 comentários:

  1. Este bolo invertido ficou delirante, já estou levando a receita.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Que delicia! Tem um aspecto maravilhosooo!

    ResponderExcluir
  3. Hummm eu sou do seu time. AMO banana em bolos, bolinhos, muffins e afins. Faz muito tempo que não faço um caramelizado assim :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. FICOU LINDO,NUNCA FIZ BOLOS COM BANANA.
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Tati,

    O bolo invertido de bananas é mesmo uma delícia e a receita dele foi uma das primeiras que publiquei, rsrs. O seu ficou muito bonito!

    Beijo e boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Olá, parabéns pelo blog, muito legal! Adorei essa receita, mas tenho aqui bananas muuuuuito maduras, servem ainda para esta receita? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as bananas não estiverem já escuras por dentro, creio que servem para o bolo, às vezes a cor da casca engana. Obrigada pelo seu comentário ;)

      Excluir
  7. Tati,
    que delícia de receita :)
    Adoro este tipo de bolo invertido, com todo o tipo de fruta.
    Banana madura tem sempre bom destino!
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  8. COM CETEZA EM SE TRATANDO DE BOLO INVERTIDO ESTE É O MELHOR!!!

    FICOU D++++!!!!!

    BJS...UM LINDO FINAL DE SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu também, olho sempre mais para os doces. Que defeito!! AHAHAHAH :D
    O bolo é incrivelmente apelativo, deve ser delicioso! Tenho que experimentar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. eu tenho essa frescura de sempre torcer o nariz pra coisas com banana, e banana é uma das minhas frutas prediletas.
    terapia pra mim, ainda mais com essa lindeza de bolo. :)

    ResponderExcluir
  11. Tatiane, esse bolo está entre meus preferidos e é o campeão de audiência na casa da minha mãe!Fica lindo e delicioso, o seu ficou clarinho, muito charmoso!
    Tenha um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir