2.7.12

muffins de laranja e cranberries


Estava sentindo falta de ter muffins no café-da-manhã, e pra variar dei um jeito de dar baixa no estoque daqui de casa, porque pra mim são duas alegrias: comprar comida e vê-la indo embora sem desperdício. A receita aqui mudei pouquinha coisa, troquei açúcar refinado por demerara e achei que ficou muito doce - como sempre, gosto pessoal. Adicionei um pouco de cardamomo em pó - fiquei na dúvida entre cardamomo e gengibre, depois fiquei curiosa para saber como ficaria com gengibre. A receita adaptei daqui.

2 xícaras farinha de trigo
1 xícara açúcar demerara
1 ½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) cardamomo em pó
raspas de 1 laranja
¾ xícara suco de laranja fresco
¼ xícara óleo vegetal
1 ovo grande
1 xícara cranberry seca, picada
lascas de amêndoa (super opcional)

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Numa tigela grande coloque a farinha, açúcar, fermento, bicarbonato, cardamomo e raspa de laranja. Misture bem. Noutra tigela coloque o suco de laranja, óleo, ovo ligeiramente batido e misture bem. Coloque a mistura líquida na tigela dos sólidos, mexa somente para incorporar os ingredientes e adicione as cranberries secas, misture. Distribua a massa entre as forminhas, espalhe um pouco de amêndoas lascadas, se usar e leve ao forno por 20min, ou até um palito sair seco.
rendimento: 12 muffins.

10 comments:

  1. Sempre bom ter a companhia de uns deliciosos muffins.
    E estes devem ser deliciosos, laranja e especiarias.
    E que bonitos que ficaram. :)

    ReplyDelete
  2. Estes seus muffins ficaram com um aspecto ótimo.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ReplyDelete
  3. Oi Tatiane, estes muffins, deve estar muito bom!!!
    não tenho cranberry, será que poderia ser substituída por uva passa?

    bjs

    Neide Medeiros
    www.kalanguinho-rosa.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. adoro muffin porque é tão rapidinho de fazer...
    gostei da receita, parece que fica um mélange gostoso, mesmo eu nunca sabendo bem qual o gosto da cramberry. vamo lá comprar comiguinha na Rykah?
    aí eu faço muffin igual que nem.

    beijo.

    ReplyDelete
  5. Hummm!!! Parece DELICIOSO!!! Eu sou apaixonada por esse bolinhos... ADOREI!!!
    Grande beijo, Irene

    ReplyDelete
  6. Ficaram lindos Tati!
    Adoro muffins de manhã ou no lanche da tarde.
    Acho que escolheu bem o cardamomo para combinar com a laranja.
    Beijinho.

    ReplyDelete
  7. Amo muffins!!!!
    São práticos e muito saborosos!!!
    A combinação ficou perfeita!!!

    Bjs...Uma linda semana!!!

    ReplyDelete
  8. Oi, Tati!

    Que bom que eu não sou a única pessoa que morre de dúvidas ao seguir uma receita - achei que esse fosse um problema solitário! Juro que tento, mas não consigo chegar ao final de uma receita sem ao menos mudar uma coisinha de nada...

    Adorei a receita dos seus muffins e a escolha pelo cardamomo, mas confesso que fiquei morrendo de curiosidade a respeito do gengibre - simplesmente aaaamoooo a combinação laranja e gengibre!!!

    Vou fazer a sua receita (juro que não vou transformá-la num monstro rsrsrs) e depois te conto o que modifiquei, tá!

    Btw, adoro a sua foto com as meias azuis!!! Acho um charme só, mas cada vez que as vejo penso em estar aí no seu lugar e tirar uma soneca no meio da tarde - ai, que delícia seria poder ter a cara da preguiça!!!

    Beijão

    ReplyDelete
  9. Oi, Tati,

    Estes muffins ficaram tão tentadores! Faz tempo que estou querendo fazer uns muffins e o corre-corre do atual momento não tem possibilitado. Acho que com gengibre deve ficar até melhor do que com cardamomo (já viu que eu gosto de gengibre, né?) rsrs.

    Beijo e boa noite.

    ReplyDelete
  10. Que muffins lindos, imaginei o cheiro pela casa enquanto eles assavam. Um primor, parabéns! Boa semana pra vc =*

    ReplyDelete