19.7.12

muffin de mirtilo - mais um, já perdi a conta


Nem foram tantos muffins de mirtilos que já postei por aqui, só acho que chega um momento que falta criatividade para o título e dá a falsa impressão que todos são iguais. Este achei no site da Martha Stewart como "muffins saudáveis", mas eu tenho as minhas cismas com esse rótulo de saudável (quem tem saúde são as pessoas, não a comida). Parece que escrever saudável é um bom chamariz para a clientela, lembrei que tempos atrás estava numa loja procurando uma tábua pequena de madeira para picar temperos, avistei uma, quando cheguei perto era um descanso de panela e na embalagem, bem chamativo, estava escrito: saudável. Pensei, deve ser saudável, mesmo, madeira tem muitas fibras, mas niguém vai querer comer o descanso de panela, então, por quê?
Bom, a receita me chamou a atenção pela combinação de cereais integrais e principalmente pelo uso do gérmen de trigo - comprei há pouco tempo, gostei e estou aprendendo onde usá-lo. Ficam saborosos e dá muita sustância!

¾ xícara farinha de trigo branca
¾ xícara farinha de trigo integral
½ xícara gérmen de trigo tostado
 xícara açúcar mascavo
2 colheres (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal
¾ xícara leite (usei semi-desnatado)
2 ovos, ligeiramente batidos
2 colheres (chá) baunilha
1 ½ xícara blueberry
açúcar demerara, para salpicar o topo (opcional)

Pré aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela grande misture as farinhas de trigo, o gérmen, açúcar mascavo, fermento e sal. Depois de misturar bem, faça uma cavidade no centro e adicione o leite, ovos e baunilha. Misture somente para incorporar. Por fim, acrescente os mirtilos, misture e distribua a massa entre forminhas de muffin. Se preferir, salpique um pouco de açúcar demerara por cima da massa (ou faça uma mistura com 1 colher de sopa de açúcar mascavo e gérmen de trigo, cada e mais ¼ xícara de aveia e cubra a massa). Leve ao forno por 20-22min, ou até um palito sair seco.
rende: 12 muffins, fiz meia receita acima e consegui 7.