16.7.12

sopa de cogumelos


Super gosto de comprar umas coisinhas difíceis de achar por aí lá no Santa Luzia - cranberry seca e cogumelo fresco (e barato) são meus itens preferidos. Outra coisa que gosto de lá, e não menos divertida, é observar a fauna e flora próprias do lugar, madames com bolsas grifadas pajeadas por um séquito de empregados, uma pequena amostra da nossa elite breguinha - minha primeira impressão na minha primeira visita foi "isso aqui é um zoológico de rico", deve ser porque fui durante a semana; aos sábados o público é outro, nossa "gente diferenciada" é predominante. Ainda acho que a antropologia nos deve uma etnografia da elite, mas isso são apenas devaneios da minha visão classe média das coisas, deturpada por alguns anos de estudo.
Peguei algumas bandejinhas de cogumelo com o intuito de fazer essa sopa, perfeita para o inverno: quente, forte e nutritiva - é daquelas sopas que a gente não sente vontade de repetir e passa um bom tempo sem fome. Receita adaptada desse livrinho.

3 colheres (sopa) manteiga
1 cebola grande, picada
1 dente de alho
¼ colher (chá) noz-moscada
400g cogumelos (misturei o paris e porto-belo)
3 xícaras caldo de frango
¼ xícara vinho branco seco
½ xícara creme de leite
sal e pimenta-do-reino
60g cogumelos, fatiados
½ colher (sopa) manteiga
sal e pimenta-do-reino


Numa panela grande derreta a manteiga, adicione a cebola picadinha, deixe fritar em fogo baixo, até a cebola ficar macia, em seguida adicione o alho picadinho e a noz-moscada moída na hora. Adicione os cogumelos picados em pedaços de 2cm, mexa bem e em fogo baixo deixe cozinhar por uns 5min, o cogumelo soltará água que em seguida será evaporada, assim que isto acontecer, adicione o caldo de frango, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 20min, ou até o cogumelo ficar bem macio. Passe a mistura pelo liquificador, volte para a panela, adicione o vinho, creme de leite, sal e pimenta e deixe em fogo baixo até a mistura aquecer. Sirva com os cogumelos sautée. Para preparar, derreta a manteiga numa panelinha, adicione os cogumelos fatiados, tempere com sal e pimenta, deixe cozinhar com a panela tampada até o cogumelo ficar macio. Sirva sobre a sopa.
Rende: 3 porções.

11 comments:

  1. Adoro cogumelos e adoro sopas, heis aqui uma combina perfeita. Faço muitas vezes um creme de cogumelos na minha bimby e fica uma verdadeira maravilha, este creme não lhe nada atrás, perfeito!

    ReplyDelete
  2. os meus foram pra frigideira, só com manteiga. e ai, que bom que tavam!!!
    linda sopa, da vez que eu fiz sopa de cogus, gastei doze litros de leite, vai saber... vou copiar sua receitinha, yey.


    ah! usei minhas cramberries, TODAS, nos bolinhos de laranja. olha, coisa mais linda do Brasil aquilo, hein, e agora preciso de mais cramberriezinhas... quando voltamos para nossas 'pesquisas de campo'?
    :D

    ReplyDelete
  3. Oi, Tati,

    Para falar a verdade, ando meio capenga, após os últimos acontecimentos.
    Mas estou me esforçando para sair desta, rsrs. Aqui temos os "hortifrutis" de luxo, mas também podemos contar com várias lojinhas, mais populares, que no entanto, oferecem muitos produtos, digamos, mais difíceis, rsrs. Estas geralmente são de "japoneses". Eu adoro comprar cogumelos nas lojas dos japas, pois eles entendem muito do assunto, rsrs. A sopa ficou chiquérrima e - sou capaz de apostar - também deliciosa.

    Beijo e boa noite.

    ReplyDelete
  4. Oi Tatiane, tbm gosto muito de observar pessoas, me divirto!rs,
    Sua sopa parece bem saborosa e bem própria para o frio que faz aqui!
    Bj e boa semana!!

    ReplyDelete
  5. Ja fiz sopas de varios tipos, mas de cogumelos ainda não.Boa idéia.Bjos.

    ReplyDelete
  6. Se leva cogumelos, já tem um ponto favorável para eu apreciar. Sopa ainda não fiz, mas fiquei muito interessada.
    Bjs.

    ReplyDelete
  7. Nossa!!! Nesse friozinho que está fazendo em São Paulo... essa sopa é uma ótima sugestão... AMEI!!!
    Grande beijo, Irene

    ReplyDelete
  8. Tati, adorei sua sopa de cogumelos frescos.
    Uma refeição de conforto.
    Beijinho.

    ReplyDelete
  9. Ótima dica para este friozinho!!!

    Bjs...

    ReplyDelete
  10. Adorei a sua descrição do Santa Luzia, querida! :D
    Depois de ler "Jogos Vorazes" fico achando que esse povo seria a população da Capital. :D
    Seu texto me lembrou uma vez em que fui ao shopping Iguatemi com minha irmã, ela era pequena e me perguntou porque tantas mulheres eram seguidas com moças vestidas de branco e que carregavam crianças... ;)
    Linda sopa, nunca experimentei sopa de cogumelo!
    xx

    ReplyDelete