segunda-feira, 16 de julho de 2012

sopa de cogumelos


Super gosto de comprar umas coisinhas difíceis de achar por aí lá no Santa Luzia - cranberry seca e cogumelo fresco (e barato) são meus itens preferidos. Outra coisa que gosto de lá, e não menos divertida, é observar a fauna e flora próprias do lugar, madames com bolsas grifadas pajeadas por um séquito de empregados, uma pequena amostra da nossa elite breguinha - minha primeira impressão na minha primeira visita foi "isso aqui é um zoológico de rico", deve ser porque fui durante a semana; aos sábados o público é outro, nossa "gente diferenciada" é predominante. Ainda acho que a antropologia nos deve uma etnografia da elite, mas isso são apenas devaneios da minha visão classe média das coisas, deturpada por alguns anos de estudo.
Peguei algumas bandejinhas de cogumelo com o intuito de fazer essa sopa, perfeita para o inverno: quente, forte e nutritiva - é daquelas sopas que a gente não sente vontade de repetir e passa um bom tempo sem fome. Receita adaptada desse livrinho.

3 colheres (sopa) manteiga
1 cebola grande, picada
1 dente de alho
¼ colher (chá) noz-moscada
400g cogumelos (misturei o paris e porto-belo)
3 xícaras caldo de frango
¼ xícara vinho branco seco
½ xícara creme de leite
sal e pimenta-do-reino
60g cogumelos, fatiados
½ colher (sopa) manteiga
sal e pimenta-do-reino


Numa panela grande derreta a manteiga, adicione a cebola picadinha, deixe fritar em fogo baixo, até a cebola ficar macia, em seguida adicione o alho picadinho e a noz-moscada moída na hora. Adicione os cogumelos picados em pedaços de 2cm, mexa bem e em fogo baixo deixe cozinhar por uns 5min, o cogumelo soltará água que em seguida será evaporada, assim que isto acontecer, adicione o caldo de frango, tampe a panela e deixe cozinhar por uns 20min, ou até o cogumelo ficar bem macio. Passe a mistura pelo liquificador, volte para a panela, adicione o vinho, creme de leite, sal e pimenta e deixe em fogo baixo até a mistura aquecer. Sirva com os cogumelos sautée. Para preparar, derreta a manteiga numa panelinha, adicione os cogumelos fatiados, tempere com sal e pimenta, deixe cozinhar com a panela tampada até o cogumelo ficar macio. Sirva sobre a sopa.
Rende: 3 porções.