quinta-feira, 12 de julho de 2012

gelato de chocolate







Dias atrás cismei que queria sorvete de chocolate e o jeito era ir ao mercado comprar creme de leite. Chegando lá não tinha, andando pelo corredor da geladeira - vai que mudaram de lugar - achei leite tipo A e logo me lembrei de uma receita que marquei tempos atrás no Bittersweet, queria fazer ainda no verão e só saiu agora no inverno. Mas valeu a espera, gostei muito do resultado, muito macio e cremoso, não sei se foi "culpa" do leite A - nunca havia usado - o gelato ficou muito cremoso e ao mesmo tempo não parecia nem um pouco gorduroso. Receita mais que aprovada ;)

3 xícaras leite integral
⅔ xícara açúcar
¾ xícara cacau em pó
1 ½ colher (sopa) amido de milho


Numa panela coloque 2 xícaras de leite e aqueça. Enquanto isso misture a xícara restante de leite, açúcar, cacau e amido de milho, mexa muito bem. Adicione a mistura ao leite aquecido, assim que este levantar fervura. Mexa constantemente até começar a borbulhar nas bordas da panela. Deixe cozinhar por mais 2 minutos, mexendo de vez em quando. Coloque a mistura numa tigela, cubra e leve à geladeira de um dia para o outro. Coloque a mistura na sorveteira e proceda conforme instruções do fabricante.

12 comentários:

  1. Estou super tentada a comprar essa sorveteira... Só não fiz ainda porque o inverno por aqui é longo e vai ser mais uma coisa "sub-utilizada" para encher os armários!
    Pela foto dá pra ver que a textura ficou bem cremosa, morri de vontade!

    ResponderExcluir
  2. basicamente é o pudim de amor no freezer, o que significa perfeição em forma de gelo, né?
    :D

    ResponderExcluir
  3. Hmmmmm aspeto delicioso, fiquei curioso ;)

    ResponderExcluir
  4. Esse gelato agrada-me imenso, parece fantástico.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Gelato de chocolate, sempre surpreendente e capaz de captar sorrisos e emoções. Gosto do facto de não levar natas, muito interessante e super cremoso.
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  6. eu queria muito fazer gelatos em casa...devem ficar muito mais gostosos!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Realmente uma versão mais light, vou ver num programa aqui de calorias quantas calorias ficaria. Rendeu mais ou menos quantas bolas de sorvete? Beijos

    ResponderExcluir
  8. Hummm..amo sorvete caseiro!!!

    Obrigado pelo carinho!!!

    Bjs...Um lindo final de semana!!!

    ResponderExcluir
  9. Teria uma outra maneira de fazer sem a sorveteira?Por exemplo batendo em batedeira e levar ao freezer novamente?Com esses ingredientes deve ser muito saboroso.

    ResponderExcluir
  10. Tatiane, vou tentar fazer com ingredientes mais lights, depois te conto o resultado =*

    ResponderExcluir
  11. Ficou com um aspecto delicioso :)
    Um beijinho

    ResponderExcluir